Imagme: Arquivo
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), altera, a partir de 1º de outubro, o horário de atendimento do Centro Integrado da Mulher (CIM), localizado na Rua Luiz Próspero, nº 242, bairro Parque das Américas. A unidade passa a funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, facilitando o acesso das mulheres aos serviços de acolhimento, orientação e encaminhamento.
A mudança considera especialmente a rotina de mulheres que conciliam diferentes jornadas e trabalham em horário comercial. Com o início dos atendimentos às 7h, elas poderão procurar o CIM antes do expediente. “Sabemos que muitas mulheres têm duas ou três jornadas, e há muitas que enfrentam uma tripla jornada de trabalho. Então, entendemos que, a partir das 7 horas da manhã, elas terão mais acessibilidade e conseguirão vir antes do trabalho, já que muitas trabalham das 8h às 18h”, explica a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Fernanda Mendes.
A ampliação também fortalece a articulação com os demais serviços da rede de proteção. Como a Delegacia inicia o atendimento às 8h, a mulher poderá buscar orientação no CIM e, caso seja necessário e essa seja sua decisão, posteriormente procurar a unidade policial para solicitar medida protetiva e registrar o boletim de ocorrência. O Centro oferece acolhimento e orientação diante de diferentes formas de violência: física, psicológica, moral, sexual, patrimonial e vicária (forma de agressão em que o agressor utiliza pessoas próximas, como filhos, familiares ou até animais de estimação, para causar sofrimento à vítima).
O atendimento ocorre sem julgamento, respeitando o momento, as necessidades e as decisões de cada mulher. “Muitas mulheres não se identificam como vítimas de violência. O serviço também trabalha com ela para que possa se ouvir, entender tudo aquilo que está acontecendo e pensar junto conosco. Nós não vamos construir uma resposta para ela, mas vamos tentar construir junto com ela, caminhos para que consiga romper esse ciclo de violência”, afirma Fernanda.
Além do atendimento oferecido pelo CIM, as mulheres também contam com atendimento no Fórum Melo Viana, localizado na Avenida Maranhão, nº 1.580, bairro Santa Maria. O serviço conta com uma equipe multidisciplinar que oferece acolhimento e orientação às mulheres que estiverem no prédio do judiciário e precisarem de alguma orientação, de segunda à sexta-feira, das 13h às 18h, ampliando as possibilidades de acesso à rede de proteção.
Segundo a coordenadora, o CIM atua de forma articulada com os demais serviços da rede de enfrentamento à violência contra as mulheres, entre eles, a casa de acolhimento para mulheres, a Polícia Militar (190), Central de Atendimento à Mulher (180) e Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (153).





