A Festa do Rosário 2026 segue nesta semana com uma programação que reúne fé, ancestralidade, cultura e tradição em diferentes pontos de Uberaba. As celebrações foram retomadas nesta quarta-feira, 7, com o encerramento das novenas em louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Nossa Senhora Aparecida, Santa Efigênia e Pai José de Angola, e seguem até domingo, 11, com levantamento e descida dos mastros, cortejos, congadas e apresentações culturais.
Nesta quinta-feira, 8, a programação continua às 19h30, na Igreja São Domingos, com o levantamento dos mastros de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. O momento integra os ritos tradicionais da festa e antecede a grande celebração de domingo.
Para o presidente da Fundação Cultural de Uberaba, Cássio Facure, a Festa do Rosário representa uma das expressões mais significativas da identidade cultural do município e evidencia a importância da preservação do patrimônio imaterial.
“A Festa do Rosário carrega história, memória, fé e ancestralidade. É uma manifestação construída e preservada por gerações, que mantém vivos saberes, ritmos, símbolos e formas de expressão fundamentais para a identidade cultural de Uberaba. Valorizar essa tradição é reconhecer a contribuição das Congadas, dos Moçambiques, dos Afoxés e de todos aqueles que mantêm esse patrimônio vivo e presente em nossa cidade”, destaca Cássio.
O ponto alto da programação será no domingo, 11, com a Festa de Nossa Senhora do Rosário. As atividades começam às 8h, com concentração e café da manhã dos terreiros de Congadas, Moçambique, Afoxés e grupos de manifestações culturais, na Casa da Rainha Perpétua Maria Lúcia Cardoso (In Memoriam), na Rua Tapajós, nº 59, Vila Celeste.
Às 10h, os grupos iniciam os cortejos pelas principais ruas e avenidas da cidade em direção à Igreja São Domingos. O percurso leva para as ruas os sons, as cores, os ritmos, a religiosidade e os símbolos que fazem parte da tradição congadeira de Uberaba.
Às 12h será celebrada a Missa Afro, em louvor a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Nossa Senhora Aparecida e à ancestralidade. A celebração reúne fé, memória e identidade em um dos momentos mais representativos da programação.
A partir das 14h, a Festa do Rosário continua em frente à Igreja São Domingos, com apresentações dos grupos, das congadas e a descida dos mastros de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário.
Às 16h, a programação segue no Centro de Turismo Étnico Sebastião Mapuaba, na Rua Nilton Rosa Nunes, nº 11, bairro Elza Amui I, com matinê, música ao vivo e bandas de pagode e sertanejo.
Após um dia inteiro de celebrações, o encerramento da Festa do Rosário 2026 está previsto para as 23h, com bênção final e agradecimentos aos povos de fé.
Para o presidente da FCU, mais do que integrar o calendário cultural e religioso de Uberaba, a Festa do Rosário representa a continuidade de uma tradição coletiva construída a partir da fé, da ancestralidade e da resistência.







