Previous
Next

Grupontapé na Estrada II encerra ciclo de atividades gratuitas

Compartilhe este post

Depois de passar pelas cidades de Pirapora-MG, Uberlândia-MG, Contagem-MG, Sete Lagoas-MG, Capitólio-MG, São Roque de Minas-MG e Leme-SP, o Grupontapé encerrou as atividades do Projeto Grupontapé na Estrada II, no dia 04 de novembro, na cidade de Uberaba-MG. A trupe apresentou-se na Escola Municipal Santa Maria para os mais de mil alunos dos turnos manhã e tarde, que tiveram a oportunidade de assistirem ao Show Se Liga no Planeta.

Com uma temática ambiental, o Show desperta nos alunos a percepção da necessidade do cuidado contínuo com o meio ambiente, reforçando a proposta de que cada cidadão é responsável por esse cuidado e que, assim fazendo, o ganho e melhoria serão também para toda a humanidade. 

A diretora da Escola Municipal Santa Maria, de Uberaba, Marina de Oliveira Nascimento, ficou muito feliz com o resultado do projeto. “A apresentação mostrou a importância de cuidar do meio ambiente, água e separação do lixo. Além da apresentação, foi realizada uma dinâmica sobre o lugar correto de cada lixo na qual alguns alunos participaram. Os alunos foram conscientizados que cada um pode fazer sua parte e desenvolver diversos valores e multiplicar o que aprendeu na sociedade.”

O “Grupontapé na estrada II” teve início em maio deste ano. O projeto tem como objetivos, além da manutenção das atividades do grupo, a realização de apresentações teatrais e atividades formativas como oficinas, realização de palestras e bate papo do repertório da cia. teatral, além da doação de 260 exemplares do livro “Grupontapé – A Construção de Uma Maioridade” nas cidades que receberam o projeto. A ação de Uberaba foi patrocinada pela Usina Uberaba e pela Native Produtos da Natureza através da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Segundo a integrante do Grupontapé, Katia Bizinotto, o projeto “Grupontapé na Estrada II” marcou a volta da Cia. às apresentações em público. No total, mais de 3.600 pessoas tiveram acesso às atividades culturais propostas pelo grupo. “Esse foi um dos projetos que não quisemos alterar para o universo online durante a pandemia e, por isso, ele ficou suspenso até a retomada das atividades do setor cultural. Por acreditar que este dia chegaria e que seria importante esse encontro do Grupontapé com o público das cidades, levando arte e um pouco de alegria. E foi fantástico. Nós tivemos uma excelente experiência em 2022 e agora encerramos o projeto em estilo na cidade de Uberaba”.

O Grupontapé

O Grupontapé foi fundado em 1994, e desde então circula com espetáculos, cursos, treinamentos e oficinas. Na sua sede, em Uberlândia MG, mantém um Teatro Alternativo que recebe grupos e artistas de outras cidades, estados e países e a Escola Livre de Teatro que oferece possibilidades para quem quiser se aprofundar na vivência teatral ou simplesmente melhorar suas competências e habilidades.

Confira outras notícias: