Odontologia estética é tendência em crescimento no mundo

Compartilhe este post

Enquanto a odontologia tradicional tem como foco tratamento, prevenção e diagnóstico de doenças bucais, a área de odontologia estética se concentra em melhorar a aparência dos dentes e do sorriso. Geralmente, essas melhorias acontecem usando técnicas como clareamento dental, lente de contato, faceta de resina e gengivoplastia.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO), ao menos 12 milhões de brasileiros frequentam o cirurgião-dentista para auxiliar na melhor qualidade de vida, levando em consideração a autoestima gerada pelo sorriso. 

A cirurgiã dentista, especialista em Reabilitação Oral e Estética do Sorriso, Dra. Anatérez Artus,  e CEO da clínica Artus Odontologia, Saúde e Estética destaca que o tratamento estético dental, além de promover uma melhora na saúde bucal, eleva a autoestima e deixa as pessoas mais confiantes, aprimorando seus relacionamentos e negócios.

“É importante salientar que qualquer um dos procedimentos estéticos pode trazer inúmeros benefícios ao paciente: correção funcional, correção de alinhamento dos dentes, aumento da autoestima e da sociabilidade desde que sejam realizados por um profissional especialista na área”, afirma. Caso contrário, segundo a dentista, o sonho de ter um sorriso bonito pode se transformar em um pesadelo com muitos problemas ao paciente.

 Estética do Sorriso

Segundo a Dra. Anaterez Artus, o tratamento que traz melhor resultado estético do sorriso são as lentes de contato dental que são finas lâminas de porcelana que servem para corrigir formato, cor e alinhamento dos dentes. “É um tratamento moderno, que envolve muitas tecnologias e uma boa capacitação do cirurgião dentista que executa”, disse, completando, ainda, que as lentes de contato dental, pelo fato da porcelana ter uma superfície vitrificada, não mancha e nem altera a cor, dando maior longevidade estética e, por consequência, um tratamento mais duradouro.

A cirurgiã dentista explica que as facetas de resina são incrementos feitos em resina, que servem para corrigir a coloração do dente e formato. “As resinas, com o passar do tempo de uso tendem a pigmentar e, por conta disso, tem uma durabilidade estética menor se comparado às lentes de contato dental”, afirma.

Segundo a especialista, o clareamento dental é um procedimento estético que serve para deixar os dentes mais claros. “Ele é feito através do uso de agentes químicos e pode ser realizado tanto em consultório quanto em casa, sob orientação do profissional dentista”, esclarece.

A gengivoplastia, de acordo com a Dra. Artus, é uma cirurgia plástica feita na gengiva com a intenção de deixar os dentes mais longos ou corrigir diferenças de altura gengival entre os dentes, deixando o sorriso mais harmônico. Já o tratamento ortodôntico pode ser utilizado para correção do alinhamento e da funcionalidade dos dentes, “podendo ser realizado com alinhadores invisíveis ou com ortodontia tradicional”, conforme orienta a CEO da clínica Artus Odontologia, Saúde e Estética.

Para saber mais, basta acessar: https://www.clinicaartus.com.br/a-clinica/

 

Confira outras notícias: