Previous
Next

Plataforma de Educação premia projetos generosos nas escolas

Compartilhe este post

A plataforma brasileira de Educação para a Gentileza e a Generosidade está com inscrições abertas para escolas de todo o país concorrerem ao Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade 2022. Os interessados devem se inscrever acessando o link  https://www.gentilezagenerosidade.org.br/premioescolas2022 até 12 de dezembro de 2022.

Ao jogar luz ao que de bom os estudantes, professores e a comunidade escolar têm realizado, o prêmio faz um contraponto aos casos de intolerância que têm ocorrido nas escolas brasileiras, como os ataques de ódio em um tradicional colégio localizado em Valinhos – SP e episódios similares que aconteceram em três escolas de Porto Alegre

Para Marina Pechlivanis, idealizadora da Plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade, “em um mundo com tanta intolerância, polarização e desrespeito, entre outras desvirtudes, é emergencial dar visibilidade para projetos verdadeiramente sociotransformadores, concebidos e implementados de forma colaborativa e visando dignidade e qualidade da vida para todos. Mais que um exemplo para o ecossistema escolar, as escolas participantes são um exemplo para toda a sociedade.”

Podem se inscrever no Prêmio instituições de ensino público e privado, do ensino infantil, fundamental I e II, ensino médio e médio técnico, devidamente registradas e habilitadas pela Secretaria de Educação da Unidade Federativa pertencente ou pelo Ministério da Educação – MEC, que tenham desenvolvido e realizado iniciativas conforme o Regulamento. No site, há um passo a passo para as escolas se inscreverem. 

Os projetos das instituições interessadas devem cumprir pelo menos um dos seguintes requisitos:

– serem projetos promovendo datas do calendário sazonal social como a Semana Nacional da Educação para Gentileza e Generosidade, o Dia de Doar/Dia de Doar Kids, Dia do Meio Ambiente, Dia da Gratidão, Dia da Consciência Negra, entre outras datas;
– projetos de conscientização social sobre a importância de um ou mais dos 7 Princípios da Educação para Gentileza e Generosidade, que abarcam Cidadania, Diversidade, Respeito, Sustentabilidade e Solidariedade.
– projetos de arrecadação de alimentos, material escolar, artigos eletrônicos, peças de vestuário, cobertores, dentre outros bens duráveis e não duráveis;
– projetos de arrecadação de recursos financeiros ou crowdfunding;
– projetos de voluntariado.

Pelo terceiro ano consecutivo, a premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar iniciativas implementadas durante o ano letivo de 2022, promovendo os 7 princípios da Educação para Gentileza, Generosidade, Solidariedade, Sustentabilidade, Diversidade, Respeito e Cidadania, e gerando integração entre professores, alunos e suas famílias, e a comunidade onde as escolas estão inseridas visando o bem em comum.

Ganhadores da edição 2021 da premiação

1º Lugar – SESI Oscar Magalhães Ferreira – Minas Gerais
Projeto: Rede SESI de Virtudes

“Educar a partir de virtudes leva os alunos a se desenvolverem e entenderem seus direitos e deveres, buscando uma convivência saudável com os demais colegas, com a escola, com a família e a sociedade em geral”, afirma Amanda Martins.

2º Lugar – Colégio Magister – São Paulo
Projeto: Brincando e Aprendendo no Ambiente Digital

“A escola já tem o novo ensino médio implantado e uma de suas matérias eletivas é Empreendedorismo Social. Os alunos participantes desenvolvem programas, projetos e movimentos com instituições e entidades parceiras da escola. Com a pandemia e a dificuldade das ações de voluntariado presenciais, nesta iniciativa estimulamos o encontro dos alunos com as crianças assistidas pela Associação Probrasil, em Parelheiros, mais especificamente do Centro para Crianças e Adolescentes Nelson Mandela”, explica Carlos Enrique Ruiz Garcia. 

3º Lugar Escola Classe 40 de Ceilândia no Distrito Federal
Projeto: Segurança Alimentar Sol Nascente

“A escola é um espaço de promoção à cidadania. Cidadania que transcende os muros da escola e precisa estar conectado com as demandas das comunidades de onde nossos estudantes vêm. Onde a violência, o medo e a fome imperam, estamos tentando amenizar o sofrimento dessas famílias e exercitar a empatia”, conta Marinalva Rosa. 

Outros projetos vencedores podem ser conferidos no site: https://www.gentilezagenerosidade.org.br/sobre-premio-escolas

Sobre a Plataforma de Educação para Gentileza e Generosidade

A primeira plataforma brasileira de Educação para Gentileza e Generosidade oferece gratuitamente soluções sistêmicas para diversos públicos:

– Para as escolas, metodologia com 26 planos de aula adaptados da renomada Learning to Give e adequados à nova BNCC, além de cursos e prêmios.
– Para as famílias, aulas práticas com vídeos, leituras e atividades. Para jovens lideranças sociais, eventos e oportunidades de conexão e visibilidade.
– Para a sociedade, estudos e pesquisas inéditos com crianças e jovens. Para as empresas e organizações, dinâmicas de desenvolvimento humano para programas de treinamentos.

Dentre os apoiadores-mantenedores da plataforma, estão o Instituto MOL e o Movimento Bem Maior.

 

 

Confira outras notícias: