São Paulo é eleita 24° melhor destino para visitação cultural do mundo

Compartilhe este post

O TripAdvisor, um dos principais portais de turismo do mundo, destacou a cidade de São Paulo como 24° principal destino de turismo cultural do mundo em seu ranking anual de destinos, o Travelers Choice Awards. O prêmio busca elencar os lugares mais cobiçados por viajantes do mundo, e separa diferentes listas de acordo com o objetivo da viagem, como “melhores destinos culinários”, “melhores destinos naturais”, e “melhores destinos culturais”.

Um dos mais conhecidos polos culturais da capital paulistana é a Avenida Paulista, na região central da cidade, com museus, teatros e centros culturais em diversos pontos dos seus quase 3 km de extensão, a maioria oferecendo atividades gratuitas aos visitantes. Um dos pontos de parada muito buscados pelos viajantes e moradores da região é a Japan House São Paulo (JHSP), instituição que visa aproximar a cultura japonesa do público brasileiro por meio de exposições, oficinas, eventos , entre outras atividades. Neste momento, um dos destaques em cartaz é a exposição “Design Museum Japan: investigando o design japonês”, mostra em parceria com a TV japonesa NHK que revela e explora designs do cotidiano por 8 artistas japoneses diferentes de diversas regiões do Japão, em cartaz até 11 de junho. O Museu de Arte de São Paulo (MASP), também localizado na Avenida Paulista, é um dos principais museus de artes da América Latina, com um acervo de cerca de 11 mil obras. Outro importante espaço da avenida é o Instituto Moreira Salles (IMS Paulista), espaço dedicado a difundir as artes da fotografia, música, literatura, iconografia e cinema pelo país.

Mais próximo ao centro de São Paulo, o Bairro da Liberdade também concentra opções culturais para quem é amante, ou busca conhecer mais sobre as influências das culturas asiáticas na cidade. As ruas que compões o bairro são facilmente reconhecidas pelos postes inspirados nas tradicionais lanternas japonesas, são opção de destino para quem busca desfrutar da culinária oriental trazida à cidade por imigrantes, festividades tradicionais, como o Ano Novo Chinês, diversos espaços de Karaokê, templos budistas, igrejas e praças históricas, além do Museu da Imigração Japonesa.

Outro espaço na cidade no qual é possível apreciar a cultura na cidade é o Parque Ibirapuera. Com 1,6 milhão de metros quadrados, é o principal parque da cidade de São Paulo, com muita área verde, pista para corrida e caminhada, faixa de bicicletas e quadras esportivas. O Parque também abriga alguns dos principais espaços culturais da cidade, como o Pavilhão Ciccillo Matarazzo, sede da Bienal de São Paulo; a Oca; o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, espaço voltado para a conservação e exposição de objetos da cultura negra no Brasil; o Pavilhão Japonês, prédio doado pelo governo japonês em parceria com a Comunidade Nipo Brasileira que promove a conexão com a cultura japonesa; e o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), com um acervo de mais de 5 mil obras produzidas por grandes nomes da arte moderna e contemporânea brasileira e mundial.

Tantas opções de passeios disponíveis tornam a cidade um verdadeiro ímã de turistas, atraídos não só pela diversidade de atrações, eventos e atividades, como também pelos preços atrativos e pela proximidade desses pontos à rede de transporte público.

Serviço:
Japan House São Paulo (JHSP)
Horário de funcionamento: terça a sexta-feira, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h
Endereço: Av. Paulista, 52
Entrada gratuita.

Museu de Arte de São Paulo (MASP)
Horário de funcionamento: terça-feira, das 10h às 20h; quarta a domingo, das 10h às 18h
Endereço: Av. Paulista, 1578
A entrada no museu é gratuita às terças-feiras para público geral e todos os dias para pessoas com deficiência e acompanhante.

Instituto Moreira Salles (IMS Paulista)
Horário de funcionamento: terça a domingo e feriados, das 10h às 20h
Endereço: Av. Paulista, 2424
Entrada gratuita.

Museu da Imigração Japonesa
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 17h
Endereço: R. São Joaquim, 381 – 7°, 8° e 9° andares
Entrada gratuita às quartas-feiras.

Parque Ibirapuera
Horário de funcionamento: aberto diariamente das 5h às 23h
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Entrada gratuita.

Confira outras notícias: