Tecnologia em móveis planejados impulsiona o mercado

Compartilhe este post

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), o Brasil é o sexto maior produtor de móveis do mundo. Ainda de acordo com a entidade, o país é responsável por cerca de 8,3% do total de móveis fabricados no mundo.

Os avanços tecnológicos permitem que os fabricantes criem móveis inteligentes, projetados para se encaixar em espaços específicos e que podem ser controlados remotamente. Estes móveis inteligentes podem incluir estantes, bancadas, armários e outros. Segundo Italo Barbosa, diretor da Planearte, empresa de móveis planejados de Ribeirão Preto, a tecnologia também tem seu papel na produção de móveis planejados, pois ela permite que os fabricantes criem móveis com maior precisão, reduzindo os erros e facilitando o processo de montagem. “Por meio da tecnologia os clientes podem visualizar os móveis antes de serem fabricados, de modo que possam imaginar como ficará o resultado”, esclarece.

A tecnologia, portanto, tem impulsionado o mercado de móveis planejados, permitindo que produtores criem móveis projetados especificamente para o espaço de um determinado cliente. Estes móveis são projetados para se encaixar perfeitamente no espaço e fornecer a função desejada.

Novos investimentos

O diretor da Planearte conta que, nesse ano, a empresa investiu em inovação e tecnologia, trocando todas as suas máquinas para os modelos mais modernos. “Um exemplo disso, são os novos modelos adquiridos da seccionadora Matic SPP, a coladeira de borda automática modelo Kg365J+, e um centro de furação modelo Flexdrill”, destaca.

Barbosa explana que esse maquinário permite que a fábrica dê mais um passo em seu processo de industrialização, realizando os serviços com mais precisão. “Todos os modelos foram adquiridos junto à fabricante italiana Giben. Além dos instrumentos que foram citados, outras máquinas também foram adquiridas para compor o maquinário da marca”.

Os investimentos realizados não se restringem apenas em seu maquinário, a empresa também investiu em seu primeiro treinamento para capacitação de seus profissionais, em seu produto e seus processos. “O encontro foi necessário após a decisão de trabalhar apenas com MDF e com espessuras a partir de 18mm, o objetivo é facilitar a otimização do serviço, gerando menos perdas, trabalhando com uma produção mais sustentável e um produto de maior qualidade e durabilidade, além de uma estruturação diferenciada. Hoje a empresa trabalha em parceria com marcas que fornecem matéria prima e ferragens”, explica.

Em 2022 a Planearte adquiriu dois novos programas relacionados à área operacional. O Promob Catalog e o Promob ERP, uma solução de gestão fabril modular, que interliga os dados e processos da nossa empresa em um único sistema. “Com essa aquisição nós passamos a ter uma total autonomia e agilidade na comercialização dos nossos produtos”, finaliza.

A Planearte fica localizada na Avenida Marechal Costa e Silva, n° 2.665 nos Campos Elíseos em Ribeirão Preto (SP). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3101-0293, (16) 98116-2224 ou pelo e-mail [email protected].

Confira outras notícias: