Ideologia
Pré-candidato a prefeito pelo PL, Samir Cecílio Filho, declarou que caso chegue ao comando do Poder Executivo a “Ideologia de Gênero” vai ser extirpada da história da Educação de Uberaba. Segundo ele, embora exista uma lei, aprovada pela Câmara Municipal por volta de 2016, quando ele ainda era vereador, de lá para cá muita coisa mudou: “nós vamos ter as diretrizes da Secretaria da Educação dentro das pautas conservadoras”.
Crime
Aliás, no que depender da proposta formulada pelo Deputado Léo Mota, do Republicanos/MG, a promoção de ideologia de gênero nas escolas será transformada em conduta criminosa. O Projeto de Lei n. 4893/20, de sua autoria, pretende punir com detenção e multa aqueles que, nas dependências das escolas da rede municipal, estadual e federal de ensino, adotar, divulgar, realizar ou organizar política de ensino, currículo escolar, disciplina obrigatória, complementar ou facultativa ou ainda atividades culturais que tenham como conteúdo a “ideologia de gênero”.
Mais um?!
O ex-deputado estadual Antônio dos Reis Gonçalves Lerin, pode disputar novamente a Prefeitura de Uberaba. Em conversa com a coluna “Acidez Urbana!”, ele confidenciou que define seu futuro político nas próximas semanas. Além de ter conquistado dois mandatos consecutivos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (01/02/2011 a 31/01/2019), vale lembrar que ele foi eleito duas vezes vereador em Uberaba: em 1996, pelo PSDB; e em 2008, pelo PSB, oportunidade em que foi o segundo mais votado.
Foto: Reprodução/Instagram/@lerin40
Quase lá!
Em 2012, primeira vez na história de Uberaba, as eleições municipais serão decididas no segundo turno. Lerin disputou a prefeitura de Uberaba pelo PSB. Samir Cecílio Filho, então no PSDB, foi seu vice. Naquela ocasião perdeu a disputa para o candidato do PMDB, Paulo Piau. Mas foi por pouco, o candidato socialista obteve 48,64% dos votos válidos, conquistando a confiança de 75.541 eleitores. Piau ficou com 79.752 votos (51,36%).
De novo
Em 2016, Lerin chegou novamente ao 2º turno na disputa pela Prefeitura de Uberaba, mas Paulo Piau acabou reeleito. O candidato do PSB terminou a disputa com 34.998 votos, o equivalente 25,72% dos votos válidos. Em 2020, desta vez pelo PDT, ele disputou a prefeitura pela 3ª vez, contudo não chegou ao 2º turno, protagonizado pelo então deputado estadual Tony Carlos e pela “novata” Elisa Araújo, que se tornou a primeira mulher a comandar o Executivo Municipal.
Lenha
Caso Lerin realmente consolide sua participação nas eleições de 2024, independente se como pré-candidato a prefeito, a vice ou a vereador, seu histórico político-eleitoral o credenciam a esquentar uma disputa que tem se mostrado pra lá de “morna” até agora. Resta saber quando a será que a “chapa” vai finalmente esquentar na corrida pela sucessão de Elisa Araújo.
Emocionante
A Igreja Católica de Uberaba fez bonito ontem (30/5)! A celebração de Corpus Christi, demonstrou que foi preparada com muita dedicação e, acima de tudo, muito amor, ao reunir milhares de fiéis no Ginásio do Colégio Marista Diocesano, que foi adornado com muita leveza e bom gosto para a tradicional festa cristã, oportunidade em que os católicos celebraram a presença de Jesus na Eucaristia. Ao logo de toda a programação, o que se registrou foram rostos repletos de emoção e corações abertos para um sentimento de esperança renovado pela fé.
Fotos: Acervo do Padre Fabiano Roberto
Boa!
O Festival de Inverno de Peirópolis, que este ano chega à sua 5ª edição, está programado para acontecer entre 22 e 28 de julho, vai trazer quatro atrações reconhecidas no cenário nacional: O cantor e compositor Renato Teixeira, que se apresenta na sexta-feira (26/7); a Banda Move Over (27), que participou do “Talent Show Superstar” da Rede Globo; e no dia 28, Rodrigo José (19h), artista influenciado por talentos como Elvis Presley e Amy Winehouse, encerra o evento ao lado de Tetê Espíndola (21h), que fez muito sucesso nos anos 80 e segue considerada detentora de uma das mais belas e exóticas vozes nacionais.
Lançamento
Samuel Pereira (PMB) recebeu das mãos da escritora jurídica Michelle Reis Soares, um exemplar do livro “Reflexões jurídicas 4: uma perspectiva atualizada”. Na obra, lançada esta semana, em todo o território nacional, pela UICLAP, a acadêmica da Faculdade de Direito da Unipac de Uberaba aborda a Lei Municipal nº13.909/2023, fruto de iniciativa do vereador e responsável por introduzir no Calendário Popular o Dia do Grupo ChoroCultura. O trabalho analisa a contribuição desta iniciativa no processo de efetivação do direito constitucional à cultura na cidade.
Foto: Divulgação/Editora
Bênção
Ainda com futuro indefinido para as eleições deste ano, a petista Patrícia Melo, esteve com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva às vésperas do feriado de Corpus Christi. No Palácio do Planalto ela agradeceu pelo recurso que será destinado ao Hospital de Clínicas da UFTM, através da EBSERH: um investimento que totalizará 20 milhões de reais em investimentos via PAC. Cerca de R$ 11,5 milhões será destinado à reforma do Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia e à construção do Centro Obstétrico.
Gás
O recurso aprovado pelo governo Lula garantiu ainda R$ 8,5 milhões para a reforma e ampliação das unidades de Farmácia, Nutrição e Berçário do Hospital das Clínicas da UFTM. Com a ajuda do deputado federal Reginaldo Lopes, Patrícia já havia conseguido R$ 1.500.000 (um milhão e quinhentos mil reais) para o Hospital da Criança. Da pauta com o presidente Lula constaram outros pedidos e, claro, as eleições municipais 2024.
Foto: Reprodução/Instagram/@patriciamelobrasil
Pois é
Apesar da intensa movimentação política da jovem Patrícia Melo, que inclusive disponibilizou seu nome ao PT para compor com o pré-candidato a prefeito Anderson Adauto a chapa majoritária que visa a sucessão de Elisa Araújo, nada há de concreto por enquanto. Afinal AA depende de resolver suas pendências com a Justiça, o que hoje ainda decreta sua inelegibilidade. Se o ex-ministro de Lula ficar fora do pleito, dificilmente a petista disputará as eleições deste ano.
Esquenta
Domingo (2/6) é dia de mais uma edição do projeto “Concha Cultural”. A Fundação Cultural de Uberaba é responsável pela promoção do evento que será um “esquenta” para o 1° Festival Internacional Triângulo Blues. A partir das 12h, rola a “Jam Session”, que contará com a participação de Pedro Amui, Maurício Winckler, Bruno Castro, Gringo e Vinícius Silva. A experiência das famílias que passarem por lá será incluirá também barracas de alimentos e food trucks e uma academia ao ar livre.
Frase
“A política foi primeiro a arte de impedir as pessoas de se intrometerem naquilo que lhes diz respeito. Em época posterior, acrescentaram-lhe a arte de forçar as pessoas a decidir sobre o que não entendem”.
(Paul Valéry)

