Uberaba -MG – Foto: Divulgação
Suspeito de vários crimes morreu no estado de São Paulo
Um homem considerado de altíssima periculosidade, acusado de vários ataques em agências bancárias, inclusive em Uberaba, morreu durante troca de tiros com a Polícia Militar no estado de São Paulo (SP). Dinheiro, armas de fogo e outros materiais foram apreendidos com o envolvido.
Conforme informações apuradas pela Folha Uberaba, o tiroteio aconteceu na noite de ontem em uma ação coordenada pelo Comando de Operações Especiais (COE) da PMSP. Os policiais receberam informações por meio do Disque Denúncia, que indicavam o planejamento de um assalto a banco por membros da facção, além do transporte de armamento ilícito na mesma data e que o criminoso estava transportando armamento em um veículo . A partir daí, o serviço de inteligência do Comando de Policiamento de Choque analisou os dados e acionou as unidades especializadas para a interceptação do suspeito.
As equipes faziam rastreamentos pela rodovia Dom Pedro I com a alça de acesso à avenida Comendador Paladino Selmi, os policiais viram o suspeito no veículo denunciado e ao tentarem fazer a abordagem, foram recebidos “ à balas”, revidaram e durante a troca de tiros o acusado de 27 anos foi atingido por disparos de arma de fogo. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
Ficha extensa- Segundo a PMSP, o homem tinha uma vasta ficha criminal e participou de vários ataques á instituições financeiras e agências bancárias nos últimos anos sendo um roubo na cidade de Passos (MG) em agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal (CEF) simultaneamente em 2018, em Uberaba no dia 27 Junho no Brasil em 2019 no início na madrugada, quando um grupo composto por 25 integrantes fortemente armados cercou a região central da cidade por volta das 3h30, efetuando diversos disparos e causando pânico entre os moradores.
Segundo o Registro de Eventos de Defesa Social (Reds) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), enquanto alguns criminosos disparavam para o alto e contra lojas e veículos, outros invadiram o Banco do Brasil e explodiram o cofre da agência. Dois vigilantes foram feitos reféns e precisaram de atendimento médico devido à inalação de fumaça.
Assim que a PM montou um cerco nas proximidades do banco, houve intensa troca de tiros. Os assaltantes renderam dois homens e um rapaz em uma farmácia, que foram colocados em uma caminhonete e mantidos como reféns. De acordo com a PM, eles só foram libertados após os criminosos deixarem o local das explosões.
Houve uma verdadeira “caçada” e horas depois o bando fez um grupo de moradores da área rural reféns, mas após negociação foram capturados pela PM, sendo que armas de grosso calibre e centenas de munições foram apreendidas. Esteve envolvido também na cidade de Araçatuba (SP) em uma agência do Banco do Brasil em 2021).
Os policiais apuraram que o acusado tinha vasta movimentação territorial e recentemente esteve nos Estados Unidos, onde acredita-se que estava mexendo com criptoativos na cidade de Orlando. Relatórios indicam que “Pane” utilizava veículos blindados para dificultar sua captura. Com ele, foram encontrados uma grande quantidade de munições, dinheiro e uma pistola, utilizada contra os policiais, além de 83 mil dólares e 21600 reais em espécie somando aproximadamente meio milhão de reais, 5 carregadores de fuzil, 1 submetralhadora, 5 munições de 7×62 mm, 3 munições de .50 e 1 luneta.
Segundo a PMSP, a operação representou um importante golpe contra o crime organizado, enfraquecendo a atuação da facção criminosa e impedindo a execução de crimes de grande impacto social.