Previous
Next

Agronegócio confere conservação das estradas rurais e prioriza eliminação de possíveis atoleiros

Compartilhe este post

Representando o Governo Municipal, o secretário do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, percorreu nesta quarta-feira (12) vários trechos de estradas rurais. Ele pôde verificar o bom estado de conservação das vicinais e determinou que as equipes da Sagri priorizem os pontos críticos.

Acompanhado de técnicos, Celani percorreu estradas municipais, as uras 020, 030 e 444 e também diversas vicinais na região da Biquinha, Lajeado, Santa Rosa, comunidade da Alegria e Serrinha. Outras duas equipes fiscalizaram estradas nas regiões do Posto das Bandeiras, Casa Azul, Itiguapira e Santa Fé.

Segundo Celani, o estado de conservação das estradas rurais em Uberaba em geral é bom. “Mesmo com as fortes chuvas dos últimos dias, praticamente não há trechos de atoleiros ou de buracos que impossibilitem o tráfego de veículos no Município. O que se vê, às vezes, são algumas poças d’água em razão do desnível no leito da via, o que neste período é comum”, ressaltou.

Para o secretário, estas boas condições das vicinais estão intimamente ligadas aos mais de 1.600 quilômetros de estradas recuperados pelo Governo Municipal em 2021. “Promovemos melhorias em trechos que há muito tempo não eram contemplados, e naqueles corredores de escoamento da safra, fizemos diversos serviços de manutenção e construção de novas bases, alguns, inclusive, contando com parcerias de usinas, outras empresas e produtores”, enfatizou.

Mesmo assim, o titular do Agronegócio determinou à equipe de estradas que agilize a recuperação dos pontos considerados críticos. Um deles, já iniciado, deverá ser concluído ainda nesta semana. É uma vicinal que fica entre as chácaras Portal do Sol e as primeiras fazendas na região após a Penitenciária. O secretário viu o problema de perto e disse que será feito o esgotamento das águas no leito com elevação do graid. Ele pediu a colaboração dos fazendeiros no sentido de autorizar a construção de bolsões para colher estas águas, e ressaltou ainda que tem propriedades que avançaram a cerca na área de domínio do Município, o que torna o trabalho mais complexo.

Outro ponto que equipe da Sagri começa a atacar, a partir desta sexta-feira (14), é a Ura 330, na região da Casa Azul, lado esquerdo da BR-050, sentido Uberlândia. O serviço visa drenar o leito da estrada, de terra massapê, evitando a formação de atoleiros. De acordo com Celani, será usado material específico para este tipo problema.

Ainda nas suas andanças, o secretário conferiu a situação de algumas pontes. Ele esteve, por exemplo, na ponte sobre o ribeirão da Saudade, região da Serrinha. Celani entende que o equipamento precisa ser revitalizado e feita a devida sinalização da ponte com pontos luminosos, uma vez que existe um significativo declive no local. O secretário informou ainda que ali próximo, região Santa Rosa, será reconstruída ponte sobre o córrego do Inhame. “É só o tempo firmar que realizaremos o serviço”, garantiu. Ele informou que em 2021 a Sagri promoveu melhorias em cerca de 15 pontes.

Confira outras notícias:

Geral

Semed convoca 289 aprovados no concurso

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Educação (Semed), publica, nesta sexta-feira (17), a 11ª convocação doconcurso do