Previous
Next
Previous
Next

Agronegócio leva informações sobre água e compostagem às comunidades rurais

Compartilhe este post

A Secretaria do Agronegócio (Sagri) promoveu neste mês o projeto Palestras Informativas nas Comunidades Rurais com enfoque nos temas “Água” e “Compostagem”.

Ambas as palestras foram na Escola Municipal Sebastião Antônio Leal, na Comunidade da Baixa. A primeira, sobre compostagem, foi apresentada pela zootecnista Renata Serafim, da Sagri, aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Por meio de imagens, ela demonstrou como transformar resíduos em adubo orgânico.

Renata ensinou, por exemplo, a usar restos de comidas para a produção de adubos. A zootecnista ressaltou a ação do composto na recuperação do solo e, também, a importância de se evitar que estas sobras de alimentos vão parar em aterros ou lixões, onde viram fonte de metano, gás de efeito estufa 25 vezes mais potente que o dióxido de carbono.  

O outro assunto, “Água – Bem Maior”, foi direcionado aos alunos do 8º e 9º anos, também estudantes da escola na Baixa. O tema foi explanado pelo engenheiro florestal e diretor de Conservação de Estradas da Sagri, Álvaro Andrade. Ele discorreu sobre a importância de proteger as nascentes de córregos e rios, dando ênfase à bacia e microbacias do rio Uberaba. Álvaro abordou ainda o consumo de água no Município e a contribuição do rio Claro para o sistema.

O engenheiro destacou também a importância da água para o organismo humano e falando da bacia Amazônica alertou os alunos para o fato de a água potável ser finita. E acrescentou: “é fundamental preservar este bem maior, garantia de vida para todos nós”.

O tema despertou grande interesse nos alunos, levando a maioria a questionar, até aqueles que comumente não se manifestam.

A coordenadora do projeto, Maria José Souza, informou que as próximas palestras serão sobre “bulling escolar” e profissões ligadas ao campo.

Confira outras notícias:

Geral

Linha 10 terá itinerário alterado

A Superintendência de Transporte Público, ligada à Secretaria de Defesa Social, informa que a linha 10 – São Cristóvão/Facthus terá