Previous
Next
Previous
Next

Amvale promove assembleia com a presença de representante do Governo Federal

Compartilhe este post

Realizada nesta quarta-feira (27), no Escritório de Gestão Parque Tecnológico de Uberaba, na Univerdecidade, assembleia da Amvale (Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande), com abertura oficial feita pela presidente da entidade e prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e pelo vice-presidente e prefeito de Sacramento, Wesley De Santi de Melo, sob a coordenação da secretária executiva, Vanessa Silva Faria. No início, foi apresentada e aprovada a prestação de contas do período de janeiro a junho de 2023.

Inicialmente houve a apresentação do Parque Tecnológico de Uberaba, pelos pesquisadores/bolsistas da Fapemig Núbia Ferreira, Ana Flávia Santana e Airton Marino Melissa. Quanto à detalhada explanação sobre o Parque Tecnológico de Uberaba, a pesquisadora Núbia Ferreira citou que mantém contato permanente com a secretária executiva da Amvale, Vanessa Silva Faria, para a sensibilização dos municípios da Associação com a finalidade de ingressarem na rota de inovação, cujo propósito inicialmente serão os municípios da Amvale.

Em seguida, os prefeitos recepcionaram o gerente de Assuntos Federativos da Presidência da República, Margonari Marcos, assessor do Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. E, na sequência, a reitora do IFTM – Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico, Deborah Bonnas, que detalhou sobre o plano de expansão do Instituto Federal do Triângulo Mineiro.

A prefeita Elisa Araújo, na oportunidade, fez entrega ao representante do Governo Federal, de um documento com reivindicações dos prefeitos associados à Amvale. Inclui, entre outros pleitos, apoios na implantação do Samu Regional, à concretização do Geoparque Uberaba, apoio ao fortalecimento do turismo regional, obras de infraestrutura como a duplicação da BR-262 trecho Uberaba-Nova Serrana, conclusão da ligação asfáltica Campo Florido-Uberlândia (trecho de 50 quilômetros) e de Conceição das Alagoas à BR-262 com 14,5 quilômetros para interligação com os municípios de Campo Florido, Veríssimo e Pirajuba, solicitado apoio para atração de investimentos em especial para nossa região, e pedido de apoio e atenção do Governo Federal para o déficit habitacional da nossa região.

“As demandas regionais são importantes. O Governo Federal é parceiro dos municípios. Nos próximos dias, o presidente Lula fará o anúncio oficial do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e, certamente, Uberaba e região serão contempladas”, disse Margonari.

“A assembleia foi muito positiva”, destacou a prefeita Elisa Araújo, ao assinalar a posição de Margonari Marcos de estar a total disposição dos prefeitos para seus acessos à Presidência da República e aos ministérios e, assim, ele reconhece a força da região polarizada por Uberaba.

Na reunião, os prefeitos tomaram conhecimento da elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFET Triângulo. “O PDI apontará o momento de crescimento do Instituto, além de rever as nossas propostas para os próximos cinco anos, período 2024-2028”, expôs a reitora Deborah Bonnas. O IFET Triângulo abrange Uberaba e mais seis municípios, tem 12 mil estudantes e um quadro de cerca de 1.200 servidores. A reitora solicitou aos prefeitos que encaminhem sugestões de seus municípios para o PDI.

O Convale (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional) também realizou assembleia nesta quarta-feira (26), nas dependências do Escritório de Gestão Parque Tecnológico de Uberaba, na Univerdecidade, conduzida pelo presidente e prefeito de Campo Florido, Renato Soares Freitas, sob a coordenação da diretora Vanessa Silva Faria.

Após a abertura oficial dos trabalhos, foram discutidos os temas da pauta, a começar por questões administrativas, prestação de contas do primeiro semestre de 2023. Na sequência, foi apresentada a planilha de serviços e materiais licitados pelo Convale que estão à disposição dos municípios consorciados.

Em outro momento, o espaço foi destinado à atualização de informes sobre Contrato de Concessão de Resíduos Sólidos/Convale, com apresentação feita pelo Consórcio S, com destaque para o Plano de Investimentos, através do diretor Jorge Saqui Neto e do engenheiro civil da empresa Pedro Garcia. O plano de investimentos é um dos requisitos para que o Convale possa emitir a ordem de serviço.

Foi apresentada também a comunicação visual a ser utilizada pelo Consórcio S nos equipamentos utilizados nos municípios consorciados e que aderiram ao plano de concessão. Para emissão da ordem de serviço estão sendo finalizados os contratos de gestão comercial entre a concessionária e os departamentos e companhias de água dos municípios que fazem parte do projeto.

Confira outras notícias: