Previous
Next

Aprendizes da Feti participam do Circuito Viva o Centro

Compartilhe este post

A equipe da Secretaria de Planejamento realizou mais uma edição do Circuito Viva o Centro nesta sexta-feira (30), com alunos da Fundação de Ensino Técnico Intensivo Dr. Renê Barsam (Feti). O roteiro teve início na Praça Rui Barbosa, percorrendo várias vias até o Mercado Municipal, Praça Manoel Terra, terminando no Geossítio Santa Rita.

Segundo a titular da Seplan, Isabella Nascimento, esse circuito foi diferenciado porque os próprios alunos e professores da Feti manifestaram o desejo de participar, após tomarem conhecimento de outras edições. “Foi a primeira experiência com esses estudantes, que tiveram a oportunidade de caminhar no interior dos prédios, conhecendo a história e fortalecendo esse sentimento de pertencimento à cidade”, disse.

O superintendente José Rodrigues de Resende Filho e o historiador Luiz Caetano Cellurale, do Arquivo Público de Uberaba, conduziram a turma, com cerca de 20 alunos, professores e servidores da Feti pelo Circuito. Eles caminharam pela praça, conhecendo a história de prédios importantes como da Fundação Cultural de Uberaba, Câmara Municipal e do antigo Jockey Club, além do largo do Mercado, que é composto pelo próprio edifício octagonal centenário. Visitaram ainda o prédio da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), antiga escola de Medicina, e a praça Manoel Terra, onde está a Igreja de Santa Rita e o Geossítio ao lado da Biblioteca Municipal “Bernardo Guimarães”.

A professora da Feti Joceli Pereira Roberto considerou o momento importante para os alunos. Ela contou que a ideia surgiu da curiosidade de um deles em conhecer por dentro os prédios históricos pelos quais passava no centro da cidade. “Foi extremamente proveitoso. Nós todos aprendemos. A reação deles foi de surpresa ao ver a arquitetura, saber um pouco mais da história de Uberaba. Através desse conhecimento eles se sentiram pertencentes à cidade, valorizando ainda mais o patrimônio histórico”, salientou.

“Eu achei o Viva o Centro um trabalho muito legal, não sabia que podia e nem nunca tinha entrado nesses prédios e achei bem interessante. Mais gente deveria acompanhar esse circuito e saber mais sobre a história de Uberaba”, concluiu a estudante Jennifer Kelly Ferreira Mendes Gomes.

Confira outras notícias: