Previous
Next
Previous
Next

Assinada Carta de Intenção do Projeto Geoparque Uberaba à chancela da Unesco

Compartilhe este post

Representantes das quatro instituições de Governança do Projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes – Prefeitura Municipal de Uberaba (PMU), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – assinaram nesta quinta-feira (23), Carta de Intenção ao Ministério das Relações Exteriores. O objetivo é apresentar à Unesco o Projeto para que Uberaba seja elevada à categoria “Aspirante” na candidatura oficial junto ao Programa de Geoparques Mundiais da Unesco. Assim, o Projeto Geoparque Uberaba passará a integrar seleta lista de territórios a serem chancelados como áreas especiais do Planeta.

Os representantes de Governança são: a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo; o presidente da ABCZ, Rivaldo Machado Borges Júnior, a vice-reitora da UFTM, professora Darlene Mara dos Santos Tavares; e o gerente Regional Triângulo do Sebrae Minas, William Rodrigues de Brito.

Esta é uma importante etapa no processo de candidatura oficial, pois Uberaba se tornará o 1º Geoparque Mundial da Unesco de Minas Gerais, oportunizando, a todo o território, novos nichos promovidos pelo desenvolvimento sustentável que fortalecerá o turismo local.

A expectativa é de que no máximo em dois anos o “Aspirante” Geoparque Uberaba possa enviar o seu “dossiê” à Unesco com a descrição completa das ações em funcionamento no Município, com vistas à visita técnica da Comissão de Avaliação para a aprovação e, por conseguinte, inserção definitiva do Geoparque Uberaba como Geoparque Mundial da Unesco.

A prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, disse que foi um momento importante para de fato submeter o Projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes à chancela da Unesco de forma segura. “Já garantimos 70% dos mais de 101 requisitos definidos pela Unesco para tornarmos um Geoparque. Estamos esperançosos que vamos atingir o objetivo de ter a chancela e prospectar Uberaba e região para o mundo”, pontuou.

O professor e coordenador do Projeto, Luiz Carlos Borges Ribeiro, afirmou que a assinatura da Carta de Intenção é um divisor de águas na história de Uberaba. “O Projeto Geoparque Uberaba foi iniciado há 12 anos e vem sendo construído e fundamentado ao longo do tempo com parceiros que hoje são as instituições de Governança. A Carta de Intenção é o passo que coloca o Projeto de fato na Unesco e que descreve toda a trajetória e importância do patrimônio geológico, histórico e cultural, que aborda os três gigantes de Uberaba: Terra dos Dinossauros do Brasil, Capital Mundial do Zebu e a Religiosidade do Chico Xavier”, explicou.

O Projeto Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes visa reunir toda a comunidade, estabelecendo uma rede de visitação turística, visto que o turismo é a força que vai dar autonomia para o Projeto. “Uberaba promete ser um destino turístico internacional, pois somos únicos”, ressaltou Luiz Carlos.

Também estiveram no evento secretários municipais, autoridades diversas e os vereadores Celso Neto, Tulio Micheli, Elias Divino e Varciel Borges.

Confira outras notícias: