Nesta segunda-feira (7), o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, assinou a ordem de serviço com a empresa Quatro Construções MCGF Ltda., vencedora da segunda licitação para a execução do projeto de implantação da primeira etapa da Zona de Processamento de Exportação de Uberaba (ZPE).
“Estamos com boa expectativa de que em três meses a obra seja entregue, pois trata-se de empresa idônea, que tem outras obras com o Município, e que entrega em tempo e com qualidade necessária. É momento de destravar o projeto de implantação da nossa ZPE”, afirmou a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rui Ramos, explicou que esta é a continuidade da primeira etapa. “Infelizmente, a primeira construtora não deu conta de executar a obra e foi preciso rescindir contrato, sendo realizada nova licitação. Hoje foi assinada ordem de serviço com prazo de três meses, a partir do dia 15 de março, e acredito que realmente vamos dar continuidade a essa importante obra”, explicou Ramos.
O secretário municipal contou que já está preparando a licitação da segunda etapa da obra da ZPE Uberaba. “Nossas equipes, da Sedec e da Seplan, já estão correndo com essa licitação, para publicar o mais breve possível e dar continuidade ao projeto”, disse.
A segunda etapa da Zona de Processamento de Exportação de Uberaba (ZPE) vai permitir o início da operação das empresas que vão se instalar. A primeira etapa da obra contempla cercamento de todo perímetro – cerca de 3000 metros de extensão com alambrado e guarita, com aproximadamente 1000 metros quadrados de cobertura. Com a segunda etapa da obra, serão contempladas as exigências alfandegárias e parte da pavimentação de algumas ruas, para iniciar a implantação das empresas.
O secretário interino da Secretaria de Serviços Urbanos e Obras, Pedro Arduini Guedes, ressaltou que a obra da primeira etapa da ZPE tem o valor de aproximadamente R$ 1.473.000,00, e nesse começo da obra será executada a fundação da cobertura do pátio de acesso e, paralelamente, o início do cercamento de todo o perímetro da área. “A expectativa é de que finalize junto com a pavimentação que é de responsabilidade da Sesurb, por volta de julho deste ano”, finalizou.
Também presente na reunião a secretária adjunta da Sedec, Cynthia Bessa de Souza; o superintendente de Obras, Marcelo Castro Carvalho; a chefe do Departamento de Planejamento, Gestão, Projetos e Convênios, Maria Luisa Carvalho Dantas, e representantes da empresa, a arquiteta Marcela Toubes; a administrativa Maíra Costa e a engenheira Civil, Kelly Silveira.
Vale ressaltar que o objeto da licitação trata-se de serviços preliminares (instalações provisórias, projetos complementares, etc.; guarita de controle; pórtico de acesso; fechamento da área com alambrado; pavimentação (piso em concreto em torno da guarita), meio-fio e canaleta de concreto para escoamento de águas pluviais.