Assinada Ordem de Serviço para obras em geossítios de Uberaba

Compartilhe este post

A Ordem de Serviço para a implantação do Geossítio Univerdecidade e revitalização do Geossítio Santa Rita foi assinada nesta segunda-feira (5). A solenidade aconteceu no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba. A empresa responsável pela execução do serviço é a TDS Construção e ADM. de Obras Ltda. e o valor do investimento é de R$ 244.239,30.
Dentre os presentes, estiveram a prefeita Elisa Araújo; os secretários de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Rui Ramos, e o de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), Anderson Passos. Representando a Câmara Municipal de Uberaba, participaram os vereadores Cleomar Barbeirinho, Lu Fachinelli e Cabo Diego Fabiano.
A TCS Construção foi representada por Thales Melo De Santi. Gestores da Prefeitura e representantes do Aspirante Geoparque Uberaba – Terra de Gigantes também marcaram presença na assinatura.
O secretário Rui Ramos agradeceu a presença de todos e ressaltou que as obras fazem parte dos esforços do Município para receber a chancela da Unesco para Geoparque de Uberaba. “A assinatura da Ordem de Serviço para a implantação do novo geossítio e para as melhorias no de Santa Rita são de extrema importância, principalmente agora, que iremos receber a visita da Unesco, em julho. Esperamos que o nosso geoparque seja chancelado, o que irá representar um grande salto para o turismo”, afirmou.
A prefeita Elisa ainda completou que toda a cidade está sendo estruturada e que a gestão está preparando Uberaba em diversas frentes para receber a Unesco.
Para o Geossítio Univerdecidade estão previstas a implantação de painéis explicativos sobre as formações geológicas e seus tipos de rochas, com ilustrações e textos telegráficos, bem como a contenção de movimentação dos seixos sobre o talude, a instalação de redutores de velocidade ou faixa de piso elevado e a sinalização vertical.
Estão incluídas a instalação de réplica de um Megaraptor e de uma rampa de acesso, ligando a escultura até o afloramento e escavação da trincheira para observação do contexto geológico nas melhorias. E mais os serviços que englobam paisagismo, instalação de lixeiras e iluminação.
Já no Geossítio Santa Rita, a reforma prevê a instalação de uma nova proteção ao fóssil e de legendas técnicas de identificação das duas réplicas de filhotes de dinossauros. Também inclui a retirada de grade e inserção de vidro na fachada, bem como ampliação de iluminação em LED contemplando o esqueleto do afloramento, o fóssil do local e as árvores.
As obras contemplam a implantação de painel e placas explicativas acerca do patrimônio geológico. No Geossítio Santa Rita também será feita a instalação de lixeiras.

Confira outras notícias: