Seguindo a campanha da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Uberaba irá promover o Dia D de Combate à Dengue, neste sábado, 9 de novembro. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) organiza a mobilização no bairro Gameleiras, das 7h30 às 12h. No bairro, a atuação de cerca de 160 agentes de combate às endemias será em duas frentes: mutirão de limpeza e orientativa, com educação em saúde.
A ação também vai contar com a participação das Secretarias de Serviços Urbanos e Obras, Defesa Social, Governo e Comunicação, Chefia de Gabinete, Defesa Civil, Posturas, Guarda Civil Municipal e Codau.
O Gameleiras foi selecionado conforme os resultados do último Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), que apontou grande incidência do mosquito. O bairro apresentou um índice de positividade de 9,84%, principalmente de depósitos móveis (vasos de planta, pratos, bebedouros de animais, fontes ornamentais e outros objetos).
O bairro vai receber mutirão de controle da dengue, com equipes de tratamento focal nos imóveis positivos, bloqueio costal, cata-treco, fumacê e material orientativo sobre como evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
O mutirão de combate à dengue da Zoonoses já recolheu, em 2024, um volume de 143.960 quilos de materiais que poderiam acumular água.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção, o Dia D será realizado por meio do Departamento de Controle de Zoonoses e visa engajar a população. “Trata-se de mais uma ação da Prefeitura de Uberaba no enfrentamento da dengue e conscientização da população sobre as medidas para colaborar com as ações do poder público e gerar uma proteção coletiva”, pontuou.
A campanha – Cada cidadão tem papel crucial para combater as arboviroses e a SES-MG já iniciou a mobilização de todos os municípios, por meio das Unidades Regionais de Saúde, para a realização do Dia D de Combate à Dengue. Cada município vai operacionalizar ações, conforme a realidade de seus territórios, a fim de conscientizar a todos sobre a importância de não deixar água parada.