O Banco de Alimentos de Uberaba promoveu, nesta quarta-feira (21), encontro com produtores rurais doadores do equipamento público, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds). O objetivo foi levar informações acerca da função do Banco aos produtores, buscando fortalecer a parceria.
O “Café com Parceiros” ocorreu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Décio Moreira, no bairro Jardim Elza Amui, e contou com a presença do secretário adjunto de Desenvolvimento Social, Herval Kobayashi.
Também estiveram presentes a chefe do Departamento de Proteção Social Básica da Seds, Juliana Fachinelli, o gerente do Banco de Alimentos, Sebastião da Silva Sobrinho, e o presidente da Associação dos Horticultores do Vale do Rio Grande (Horvagra), Sérgio Nepomuceno.
Uma das frentes do Programa Municipal de Segurança Alimentar “Tá na Mesa”, o Banco distribui, semanalmente, alimentos não perecíveis e hortifrútis para famílias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos CRAS e para instituições do terceiro setor.
Nos quatro primeiros meses do ano, o equipamento destinou quase 28 mil kg de produtos alimentícios para o público-alvo, captador por meio de doação de parceiros.
“Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve um crescimento de 52% no quantitativo de produtos entregues pelo Banco de Alimentos, o que representa 9,5 mil kg a mais de alimentos para as famílias e instituições beneficiadas”, pontuou o secretário adjunto de Desenvolvimento Social, agradecendo a doação dos produtores rurais.
Ainda durante o encontro, os doadores assistiram à palestra com o engenheiro ambiental Álisson Borges Leal, acerca de como plantas repelentes de insetos podem ajudar no controle de pragas nas hortas. A primeira edição do “Café com Parceiro” contou com o apoio do Instituto Mosaic.