Foto: Divulgação
Porta da viatura de resgate foi danificada durante agressões
Militares do Corpo de Bombeiros salvaram o homem de um possível homicídio em Uberaba. Os militares ficaram abalados durante luta corporal com os suspeitos que estavam armados com facas. Segundo informações apuradas pela Folha Uberaba, o fato teve início na rua Raimundo Alves dos Santos no bairro Marajó onde uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros foi solicitada compareceu para atender uma vítima de emergência e psiquiátrica que estava em surto psicótico.
Quando militares se aproximaram do local, o homem fugiu pelas ruas do bairro após ver a viatura de resgate, os militares conversaram com familiares e eles disseram que a vítima estava completamente agressiva e teria danificado um veículo Volkswagen Gol de cor vermelha pertencente à mãe. Nesse momento acreditando ser uma ocorrência em situação de atendimento de urgência emergência, os Bombeiros entraram na viatura e foram em busca da vítima. Eles viram o mesmo e viram homem correndo descalço em direção a BR-262, porém ele passou o atravessou a rodovia e acessou o bairro Girassóis. Os militares fizeram o retorno e continuaram buscas pelo homem nos bairros Parque dos Girassóis e Copacabana, mas como não conseguiram encontrá-lo, retornaram à residência.
Ao conversar com os familiares eles constataram que na realidade tratava-se de uma briga de família, sendo que ocorreu no local ameaças e vias de fato entre a suposta vítima o irmão e a mãe. Então os militares repassaram a situação ao Centro de Operações de Bombeiros Militares (Cobom) via rede rádio e retornaram para a companhia de bombeiros na avenida da Saudade.
Posteriormente os militares foram solicitados novamente foram e informados que familiares da vítima compareceram a Base Comunitária da Polícia Militar solicitando providências. Eles militares informaram ao tele-tendente que fizeram todo o empenho para o atendimento, mas que a vítima tinha fugido do local. Minutos depois eles foram empenhados novamente para atender a ocorrência no mesmo endereço. As equipes retornaram na casa e ao chegarem o homem então que estava mais calmo e aceitou conversar com os integrantes da guarnição.
Ele relatou que estava passando por problemas familiares com a mãe e com o irmão, confirmando desentendimento entre as partes, mas no momento em que os militares conversaram com a vítima, eles perceberam a aproximação de dois agressores armados com facas. O envolvido correu para o interior da residência, se trancou deixando os integrantes do resgate do lado de fora. Os militares solicitaram apoio via rede rádio e os acusados do crime, chutaram o portão da residência e tentaram pular o muro. A todo tempo eles gritavam que iriam matar vítima.
Em determinado momento, o morador ameaçado abriu o portão e saiu correndo do imóvel, sendo perseguido pelos acusados que estavam armados. Ele correu pela rua sendo perseguido, foi em direção unidade de resgate e entrou no interior da viatura buscando abrigo. Os acusados tentaram entrar também e os militares buscaram proteção da vítima e da própria equipe sendo necessário o uso de força física contra os agressores que continuaram armados com as facas. Eles conseguiram entrar no interior da viatura tentaram esfaquear a vítima, mas foram impedidos e retirados pelos Bombeiros à força, mesmo tentando agredir os militares componentes da guarnição.
Após conter os acusados e evitarem um homicídio, militares iniciaram o deslocamento para garantir a segurança de todos e retornaram na Base Comunitária da PM, onde foram atendidos e após o pedido de apoio as viaturas compareceram no endereço repassado para verificar a situação no local. As forças de segurança conversaram com a vítima que negou informar a identidade dos agressores, além da mãe do irmão dele se recusarem formalizarem a queixa de dano no veículo Gol e também a ocorrência de agressão e ameaça. O homem envolvido foi encaminhada para Unidade Pronto Atendimento (UPA) do bairro São Benedito, porém não apresentava ferimentos e nem estava em surto.
Após terem entrado em luta corporal com os criminosos armados com faca e garantirem a integridade física da vítima, os militares ficaram bastante abalados com as agressões sofridas e real risco à vida, sendo que a viatura foi desativada por um período durante o turno de serviço para que a equipe pudesse se recompor emocionalmente. Foi constatado danos na viatura Unidade de Resgate (UR) 2098 na parte do aplique plástico da maca, além de danos da porta traseira do Baú que foi danificado por chutes aplicados por um dos agressores. Os policiais militares fizeram registro da ocorrência e o caso deverá ser investigado pela Polícia Civil.

