Busca ativa, desencadeada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) com objetivo de encontrar os alunos que não acompanharam as aulas remotas e/ou não buscaram as atividades impressas e nem as devolveram, alcançou resultados satisfatórios.
É o que aponta levantamento apresentado pela Diretoria de Apoio à Educação Básica/Departamento de Educação Inclusiva da Semed. Segundo o documento, dos 894 alunos incluídos na busca ativa, que correspondem a 3,29% de um universo de 27.200 matriculados na rede municipal, 76,1% foram encontrados e retomaram as atividades escolares.
“Trabalhamos com afinco para tentar minimizar a não progressão e/ou evasão desses alunos”, destacou a chefe do Departamento de Educação Inclusiva da Semed, Maria Afonsina Colavolpe Rodrigues da Cunha, que comemorou os resultados positivos.
Segundo ela, o trabalho de busca ativa, sob a coordenação da Diretoria, foi desenvolvido pelas assistentes sociais da Seção de Assistência ao Educando/Departamento de Educação Inclusiva e equipes pedagógicas das unidades de ensino.
Diretora de Apoio à Educação Básica, a professora Maria Inez Pucci de Martino Prata conta que o trabalho foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira, dos 894 alunos ausentes, 500 foram localizados e retomaram as atividades escolares, totalizando 56% do público-alvo.
Contudo, como destacou Maria Inez, ainda haviam 394 alunos para serem trazidos de volta à escola e a Semed implantou a segunda etapa da busca ativa, com bons resultados. Para tanto, a Secretaria estruturou um espaço na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, para onde os pais/responsáveis por esses alunos foram chamados, sendo atendidos e orientados pela equipe de assistentes sociais.
Deste total, 180 famílias (45,7%) atenderam ao chamado da Educação. Outras 114 (28,9%) receberam o convite, mas ainda não compareceram. Contudo, ainda há 100 alunos da rede municipal que não foram encontrados ou seus pais/responsáveis não atenderam aos chamados das unidades de ensino e Semed.
“Esses alunos nos preocupam muito. Tomamos todas as medidas cabíveis para tentar encontrá-los, a última delas, foi acionar o Conselho Tutelar. Esperamos que o resultado seja positivo”, pontuou a secretária de Educação de Uberaba, professora Sidnéia Zafalon.
Conforme Afonsina, a busca ativa também envolveu ações conjuntas com a Secretaria de Desenvolvimento Social, para chamamento dessas famílias, e Companhia Operacional de Desenvolvimento e Saneamento e Ações Urbanas (Codau) que acolheu solicitação da Semed, e incluiu nas contas mensais da população um chamado aos pais desses alunos.
“Este é um trabalho constante, pois a evasão escolar sempre existiu. A pandemia veio acentuar esse quadro, mas o Governo Municipal, por meio da Semed, está firme no propósito de não deixar nem um aluno fora da escola”, finalizou Sidnéia.