Calçadão recebe ação educativa que marca abertura da Semana do Trânsito nesta quinta

Compartilhe este post

Imagem: Arquivo

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), por meio da Seção de Educação no Trânsito, promove, nesta quinta-feira, 17, das 10h30 até 12h30, uma ação de conscientização no cruzamento do Calçadão da Rua Artur Machado com a Avenida Leopoldino de Oliveira, marcando a abertura oficial da programação da Semana Nacional do Trânsito em Uberaba. A intervenção tem como foco a orientação de condutores e pedestres sobre comportamentos seguros no trânsito.

De forma lúdica, a ação contará com personagens caracterizados que circularão entre os veículos durante as pausas no trânsito, levando mensagens sobre situações comuns no dia a dia, como o uso do celular ao volante e a importância do uso do cinto de segurança.

Os servidores da Semob também distribuirão materiais educativos e utilizarão faixas e placas com mensagens de conscientização. A estratégia aproveita o período em que os veículos estiverem parados para estabelecer contato direto com os motoristas e reforçar orientações de segurança.

A Semana Nacional do Trânsito segue até 25 de setembro, com uma programação voltada a diferentes públicos e espaços da cidade. As atividades incluem palestras, ações em travessias de pedestres, pit stop educativo e o projeto Transitolando Kids, voltado à educação de crianças.

A agenda segue na sexta, dia 18, com o Transitolando Kids, no Colégio FAS, às 10h e às 16h. No dia 21, a atividade será no Colégio Opção, a partir das 13h e, no dia 22, estará na Escola Municipal Reis Júnior, a partir das 8h, com uma ação destinada a 120 crianças.

No dia 23, a programação terá duas ações. Pela manhã, a equipe leva o Transitolando Kids ao Cemei Mônica Machiyama, a partir das 8h30. Já no período da tarde e noite será realizada uma ação de educação no trânsito em parceria com o Sest/Senat. Ainda no dia 23, a Semob promove, em parceria com a VLI, uma simulação de sinistro de trânsito no cruzamento da linha férrea com a Rua Espanha.

No dia 24, em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, será promovida uma ação educativa na travessia da Avenida Guilherme Ferreira com a Avenida Leopoldino de Oliveira, das 9h às 11h.

No dia 25, encerrando a programação incial da Semana Nacional do Trânsito, será realizado um Pit Stop Educativo em parceria com a Moto Zema, das 9h às 11h, em frente à empresa. À tarde, a partir das 14h, o Transitolando Kids estará no Cemei Maria de Nazaré.

As ações educativas continuam nos dias 28, 29 e 30 de setembro, com novas atividades do projeto Transitolando Kids, voltado à conscientização das crianças sobre segurança e comportamento responsável no trânsito.

Ação no Calçadão nesta quinta-feira, 17
📍 Local: Calçadão da Artur Machado
📅 Data: quinta-feira (17)
⏰ Horário: 10h30 até 12h30
🚦 Realização: Seção de Educação no Trânsito da Semob

Confira outras notícias: