Calendário Escolar da rede municipal para 2022 será publicado no final de novembro

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Em reunião com os gestores das 75 unidades da rede municipal de ensino, nesta quinta-feira (11), a Secretaria de Educação de Uberaba (Semed) apresentou a proposta de calendário escolar para 2022, com início do primeiro semestre em 2 de fevereiro, quarta-feira.

O grupo reunido, sob a coordenação da secretária de Educação, Sidnéia Zafalon, deliberou pelo começo do ano letivo, com alunos, dia 7, segunda-feira, no modelo presencial. Antes, porém, na sexta-feira (4), as unidades escolares farão o acolhimento às famílias.

O calendário levado aos gestores também está sendo analisado pelo Conselho Municipal de Educação e Sindicato dos Educadores do Município (Sindemu), informou Sidnéia. “É uma construção democrática”, pontuou a titular da Semed, lembrando que a gestão se pauta pelo diálogo e transparência.

Adjunta da Educação, Cristiana Borges ressaltou que essa abertura é uma novidade na rede municipal de ensino, contudo, ela observou que o processo de construção do calendário respeita, por exemplo, alguns pontos previstos na legislação, como os 200 dias letivos, as reuniões de conselho de classe e de pais, as formações e os períodos de recessos e férias.

Conforme Sidnéia, a Semed tem como meta publicar a portaria com o calendário até a última semana de novembro para a comunidade escolar se organizar com vistas ao ano de 2022.

A reunião com os gestores também tratou de outros temas, como a prestação de contas do ano em curso. O tema foi colocado ao grupo pelo diretor de Gestão, Planejamento e Finanças da Semed, Ruy Guimarães. Ele reforçou a necessidade de se seguir os prazos legais conforme exigido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

As avaliações externas (Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica e Simave – Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública) foram tratadas pela diretora de Ensino, Luciana Cruvinel. As provas serão em novembro e dezembro.

A reunião teve ainda a participação da diretora de Apoio à Educação Básica, Maria Inez Pucci de Martino Prata, das chefes dos Departamentos de Educação Infantil, Maria Aparecida de Jesus Tosta, de Ensino Fundamental, Mara Gennari Mariano, de Inspeção Escolar, Maria Beatriz Domingos Cunha, e de Arte e Cultura, Cinara Guimarães, além da assessora de Gabinete/Semed, Maria de Fátima Fortes.

Confira outras notícias: