Câmara apoia Campanha do Agasalho Pet

Compartilhe este post

Os próximos dois meses serão dedicados à Campanha do Agasalho Pet em Uberaba, que pretende arrecadar materiais para garantir o bem estar dos cães durante o inverno. A intenção é de proporcionar um pouco de proteção e conforto, que os animais tanto precisam.

Mesmo com o trabalho incansável dos protetores, são milhares de animais abandonados pelas ruas, sem contar aqueles que se encontram nos abrigos. E com a aproximação do inverno aumenta ainda mais a preocupação, pois, assim como os serem humanos, eles precisam de cuidados, já que sofrem por ficarem expostos ao frio.

A campanha foi lançada no dia 1º de maio e termina no dia 31 de julho. Entre os materiais que podem ser doados, estão panos velhos ou qualquer roupa usada, os quais serão transformados em agasalhos, para vestir e proteger os pets do frio, assim como cobertores, toalhas, lençóis, ou até mesmo roupinhas já prontas.

Envolvidos na causa animal, aproveitam a campanha para alertar também sobre a importância de manter a vacinação em dia, pois as doenças virais são as mais comuns durante o tempo frio e seco, e costumam ser causadas por vírus, como a parvovirose e a cinomose canina.
Outra orientação aos tutores de cães e gatos, é para que não deixem os animais expostos às correntes de vento, sendo o ideal é que durante à noite eles fiquem em ambientes aquecidos, como o interior da casa ou um cômodo fechado, com o ambiente limpo e arejado. Já para quem cuida de animais comunitários, a campanha também serve para lembrar que ações simples, como colocar na porta de casa uma caixa de papelão forrada com jornais, que ajuda o animal a se proteger do frio.

Cão e Gato Comunitário – Disponibilizar vasilhas de água e com comida também matam a sede a fome dos animais de rua. Lembrando que existe uma Lei Municipal (número 12.522/2016), que instituiu o “Projeto Cão e Gato Comunitário. Diz o Artigo 2º que “é assegurado a qualquer cidadão o direito de fornecer, nos espaços públicos, na forma e na quantidade adequadas ao bem-estar animal, abrigo (casinha), alimento e água potável aos cães e gatos comunitários. A Lei diz, ainda, que “é vedado a particular e a agente do poder público impedir o exercício do direito previsto no caput, sendo o impedimento denunciável às autoridades responsáveis, para verificação da ocorrência de maus-tratos”.

Além disso, é permitido o fornecimento de alimento e água aos cães e gatos comunitários, desde que respeitada a distância de 150 metros da porta dos estabelecimentos de serviço de saúde como hospitais, postos, unidades, ambulatórios e clínicas que exerçam atividades de diagnóstico e tratamento.

Pontos de coleta da campanha:

OAB Uberaba – avenida Maranhão, 1460 – Santa Maria;
Atacadão Pet – Rua Juiz de Fora, 1106 – São Benedito;
Pet Shop 3P – Rua Medalha Milagrosa, 429 – São Sebastião;
Hortas e Quintais – Praça Manoel Terra, 402 – Centro;
Farmácia Cardoso – Praça Carlos Gomes, 308 – Estados Unidos;
Hospital Veterinário Animais e Cia – Rua Medalha Milagrosa, 469 – São Sebastião;
Hospital Veterinário de Uberaba – avenida Tutunas, 720 – Vila Celeste;
Rações e Pesca Freitas – avenida Prudente de Morais, 1036 – Abadia;
Agropet GM – Rua Menino José de Almeida, 860 – Boa Vista;
Agropet GM – Rua João Pinheiro, 2445 – Boa Vista;
CDA Centro Diagnóstico Animal – Rua Floriano Peixoto, 195 – Centro;
SIP Supermercado – Rua Castro Alves, 177 – Abadia;
Toca do Lobo – Rua Conceição das Alagoas, 588 – São Benedito;
Telecasa Imobiliária – Rua dr. Hildebrando Pontes, 278 – Mercês;
Câmara Municipal de Uberaba, Praça Rui Barbosa, 250, Centro.

Confira outras notícias: