Uberaba -MG – Imagem arquivo
A Câmara Municipal de Uberaba aprovou, em votação nesta quarta-feira (8), o projeto de lei de autoria do Executivo que autoriza o repasse de R$ 26 milhões para o sistema de transporte coletivo da cidade. A proposta, que havia recebido pedido de vista anteriormente, retornou à pauta e foi aprovada em plenário pelos vereadores.
Durante a tramitação, também foi apresentada emenda pelos vereadores Cabo Diego e Ellen Miziara, sugerindo o aumento do subsídio para R$ 29 milhões, com o objetivo de evitar o reajuste da tarifa e manter o valor em R$ 5,50. No entanto, a proposta foi rejeitada pela maioria dos parlamentares.
A sessão contou com a participação de representantes do Executivo e do setor de transporte, como o secretário de Mobilidade Urbana, Ulisses Lamas; a superintendente de Transportes, Daniela Arantes; e o diretor da Transube, André Campos.
Sem o subsídio, o preço da passagem chegaria ao valor de R$ 9,25, custo real do sistema por passageiro, levando em consideração o estudo técnico realizado previamente.
A nova tarifa do transporte coletivo entrou em vigor no último domingo, 5 de abril, fixando o valor em R$ 6,00 para pagamentos com cartão pré-pago e R$ 7,00 em dinheiro. O reajuste foi oficializado no Diário Oficial do Município, jornal Porta-Voz, após reuniões técnicas conduzidas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), com participação do Conselho Municipal de Transporte Público (CMTP) e realização de audiência pública.

