Previous
Next

Candidatos a carteira de habilitação não conseguem marcar provas de direção

Compartilhe este post

O último exame prático de direção aplicado em Uberaba foi no dia 23/12/2024, desde então, não foram mais aplicados exames de direção na cidade. A justificativa é de que por conta da pandemia, desde 2020 as pautas eram prorrogadas anualmente, ou seja, valiam até 31/12 do ano respectivo, após o vencimento, era emitida uma Deliberação do CONTRAN prorrogando estas pautas mais 12 meses, assim foi até a última Deliberação emitida em 29/12/2023 prorrogando novamente as pautas até o dia 31/12/2024, desde que o exame médico estivesse válido.

No entanto, no final de 2024, não foi emitida uma nova deliberação do órgão de trânsito prorrogando novamente estas pautas, mantendo então o vencimento das mesmas para 31/12/2024, porém, devido a uma liminar judicial, foram dados mais 90 dias de prazo para conclusão do processo de habilitação, exclusivamente para os candidatos que tinham como prazo de validade da sua pauta 31/12/2024, prorrogando assim as mesmas para o dia 31/03/2025.

Os órgãos de trânsito estaduais precisariam adequar o sistema para esta nova prorrogação, uma vez que o sistema estava adequado para excluir automaticamente todas as pautas que venciam em 31/12/2024, esta adequação foi finalizada somente no dia 06/01/2025 para que fosse liberado a marcação de novos exames em todo o estado de Minas Gerais, porém, em Uberaba, até o momento, não foi liberado pela Ciretran a abertura da marcação de novos exames pois eles estão sem acesso ao sistema de marcação, com isto, muitos alunos estão sendo prejudicados pois os que não entraram nesta nova prorrogação não estão conseguindo agendar a sua prova e muitos estão com a pauta vencendo agora no início de janeiro.

Os Centros de Formação de Condutores (AUTOESCOLAS) bem como os instrutores também estão sendo muito prejudicados com esta situação, uma vez que toda a sua programação de agendamento de aulas depende da aplicação de exames pelo órgão público. Desde o último dia 06/01/2025, quando foi adequado o sistema para a marcação de exames, as empresas estão aguardando esta regularização de acesso ao sistema por parte da Ciretran para que as marcações sejam liberadas, desta forma, elas ficam sem uma posição em definitivo para passar para os seus alunos.

Consultando uma empresa na cidade, o responsável informou que o exame que era para ser aplicado nesta semana, iniciando no dia 06/01/2025 está pronto para a marcação desde o dia 27/12/2024, marcação esta que deveria ter sido realizada no dia 30/12/2024, uma vez que a marcação é realizada com uma semana de antecedência a da realização da prova, os alunos estavam com aulas programadas e as autoescolas com o cronograma de trabalho organizado, mas, com esta situação, ocorreu um verdadeiro caos, uma vez que as empresas não tem uma posição em definitivo de quando esta situação será resolvida e o mais grave são os alunos que não entraram nesta decisão judicial de prorrogação e não conseguem realizar o seu exame.

Confira outras notícias: