Previous
Next
Previous
Next

Carreta Sesc Saúde Mulher irá realizar 862 exames de mamografia, ultrassom e papanicolau

Compartilhe este post

Com inauguração realizada nesta sexta-feira (6), a carreta do projeto Sesc Saúde Mulher ofertará ao todo 862 exames sendo 306 de mamografia, 456 de papanicolau e 100 de ultrassonografia. Em parceria com o Governo Municipal e o Sindicato do Comércio de Uberaba – Sindicomércio, a carreta está estacionada no Hospital Regional de Uberaba, de onde irá proceder com os atendimentos.

A supervisora do projeto Sesc Saúde Mulher, Bárbara Campos, explicou que o projeto visa rastrear o câncer de mama e o câncer do colo de útero por meio dos exames de papanicolau, mamografia e exame de ultrassonografia pélvica, mamária e endovaginal,  exames preventivos que detectam com antecedência ou em estágio inicial uma doença precursora.

Vale ressaltar que os exames não serão por livre demanda, já que a mamografia e o ultrassom, as pacientes serão convocadas pela fila eletrônica e para o papanicolau será por triagem junto à Atenção Básica, nas Unidades de Saúde.

A prefeita Elisa Araújo esteve na inauguração e destacou a importância da iniciativa, ressaltando a parceria com o Sesc, o Sindicomércio e também o Hospital Regional por proporcionar um espaço importante e amplo para receber as pacientes que serão atendidas pela carreta. “O mais importante é que vamos dar celeridade na fila eletrônica. Entendemos que prevenir é muito melhor do que remediar, principalmente quando se fala de câncer. Quanto mais cedo a gente conseguir detectar e fazer o tratamento, mais chances de cura a pessoa terá”, enfatizou Elisa.

Representando o Legislativo as vereadoras Rochelle Gutierrez e Alessandra do Abrigo dos Anjos participaram da inauguração e enfatizaram a importância da oferta desse serviço nesta semana.

A vereadora Rochele ponderou que a iniciativa vem para somar com o Poder Público que às vezes não consegue abarcar todas as necessidades da população. Ela também falou da l importância de ver uma instituição como o Sesc fazendo esse trabalho que só tem a contribuir ao objetivo final, que é de melhorar a fila eletrônica, até fazer com que todas as mulheres que precisam ter a mamografia realizada possam ter esse direito.

A vereadora Alessandra do Abrigo dos Anjos, por sua vez, enalteceu que a carreta chegou em uma hora muito boa para o atendimento às mulheres e à prevenção dessa doença que aflige tanto fisicamente como também psicologicamente.

O secretário de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, reforçou que é preciso cuidar da saúde da mulher, antecipar o diagnóstico dessas doenças e fazer a prevenção e a promoção à saúde.

Já o presidente do Sindicomércio, Luciano Ciabotti, foi enfático em dizer que a união entre todas as entidades de classe de Uberaba é a melhor ferramenta para melhoria em todos os aspectos da cidade.

O superintendente do Hospital Regional José Alencar (HR), Murilo Antônio Rocha, colocou o hospital à disposição como um instrumento para uso da Secretaria de Saúde em qualquer situação e enfatizou que, apesar do Hospital ter como característica básica a internação e o tratamento clínico, a participação na prevenção de doenças está no cerne de qualquer equipamento de saúde.

Confira outras notícias: