Previous
Next
Previous
Next

Censo Rural já pesquisou mais de duas mil propriedades

Compartilhe este post

O Censo Rural, coordenado pela Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba – Codiub e Secretaria do Agronegócio (Sagri), chegou nesta semana a 2.253 propriedades pesquisadas no Município.

Os números da terceira medição, num total de 880 propriedades pesquisadas em área de 126 mil hectares, foram apresentados pelos coordenadores da GI Tecnologia, na quinta-feira (12), ao titular da Sagri, Agnaldo Silva, e a presidente da Codiub, Keila Cristina Rocha Fialho dos Santos. Este número, somado ao total pesquisado nas medições anteriores de 1.373, chega a 2.253 propriedades recenseadas até agora em Uberaba.

A GI informou também um total de 40 áreas sem acesso nesta terceira medição. O número é bem menor que os apurados na primeira medição, 91 e na segunda, 75 proprietários não encontrados. O fato foi comemorado pelo diretor executivo da Codiub, Marlos Soares. “Primeiro, por ser uma quantidade bem reduzida e, depois, que do total de 206 áreas sem acesso, num trabalho desenvolvido pelo servidor João Bosco, da Secretaria do Agronegócio, em 97 foram encontrados seus donos e as pesquisas efetuadas. Com isto, agora só restam 109 proprietários não encontrados”, relatou o diretor. Ele informou, ainda, que esta procura continua internamente na Sagri.

Oportunamente, o coordenador da GI Tecnologia, Felix Tavares, anunciou que dentro do contrato, que prevê 3 mil propriedades a serem pesquisadas, fechará o censo até o final deste mês, mais tardar na primeira semana de junho.

“O que perfaz pouco mais de 600 propriedades, abatendo pesquisados e não encontrados pelo total contratado”, disse.

O secretário Agnaldo Silva informou na reunião que o número do Incra para Uberaba hoje é de 3.715 propriedades, sendo fundamental que se faça a pesquisa dos 100% dos imóveis rurais. “Temos que aproveitar a mobilização da equipe da GI Tecnologia e aproximar ao máximo do total de propriedades existentes”, disse. Ele adiantou que fará documento solicitando à Codiub a totalidade da pesquisa. “Censo parcial não resolve para adoção de novas políticas públicas”, argumentou Agnaldo.

A presidente Keila Santos, da Codiub, disse que há total disposição da companhia em realizar todo o universo de propriedades rurais existentes em Uberaba. No entanto, adiantou que o contrato por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária (Pemat), do governo federal, foi assinado em 2019 e estabelece um total de 3 mil propriedades, sendo necessário o complemento de recursos para pesquisas além do número contratado. “Eu e o secretário Agnaldo vamos levar o caso até a prefeita Elisa Araújo e discutir o fechamento em 100% do censo rural”, informou Keila, acrescentando que o restante poderá ser contratado por propriedade pesquisada.

A nova medição da GI Tecnologia também atualizou os dados de pontes e mata-burros apurados e fotografados até agora no Município. Eles somam 132 mata-burros e 79 pontes.

Confira outras notícias: