Previous
Next

Centro de Referência em Saúde da População LGBT+ será inaugurado nesta terça

Compartilhe este post

A Prefeitura de Uberaba inaugura o Centro de Referência em Saúde da População LGBT+, nesta terça-feira (7), às 9h30. O CRESP está localizado na Rua Minas Gerais, Santa Maria, em imóvel onde antes funcionava a UBS do bairro.

Para receber as atividades do CRESP, o prédio passou por reforma, pintura e adequações estruturais. O acolhimento é porta aberta, ou seja, não precisa de agendamento. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Lançado em janeiro como projeto-piloto, o CRESP conta com uma equipe multiprofissional formada por coordenador, psicólogos, clínico-geral, assistente social e enfermeiro responsáveis pelo acolhimento em saúde. Desde o fim do mês de janeiro, até agora, mais de 500 atendimentos já foram realizados.

De acordo com a coordenadora do CRESP, Karina Nogueira Gomes, o projeto foi pensado como um serviço de acolhimento e atendimento em saúde à população dissidente da heterocisnormatividade e tem como premissa receber pessoas LGBTQIA+ a partir de uma escuta especializada que compreenda e considere os determinantes sociais de saúde dessas pessoas.

O CRESP atende conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) os quais preveem a universalidade, equidade e a integralidade do cuidado, bem como atender a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais.

Confira outras notícias: