Centros de Atenção Psicossocial recebem visita técnica de profissionais de Ituiutaba

Compartilhe este post

A equipe do Departamento de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba recebeu, nesta quarta-feira, 10, visita técnica da coordenação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) Tio Doc, da cidade de Ituiutaba.

Na visita, que teve como foco a troca de vivências e os protocolos para assistência em saúde mental, os profissionais da cidade do Pontal do Triângulo puderam conhecer de perto como são os atendimentos e a estrutura de onde são feitos os acolhimentos da Rede de Atenção Psicossocial.

“Ficamos satisfeitos com essa oportunidade. Sempre aprendemos muito nestes encontros e podemos aprimorar o nosso acolhimento”, destacou a diretora do Departamento de Atenção Psicossocial de Ituiutaba, Giselle Souza de Santi.

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no município de Uberaba abrange serviços de baixa, média e alta complexidade. Para os pacientes que precisam de atenção mais especializada, a rede tem o Centro de Atenção Psicossocial CAPSij (Infantil), destinado aos cuidados dos casos graves em saúde mental de crianças e adolescentes; o CAPS Dr. Inácio Ferreira e o CAPS Maria Boneca, destinados aos cuidados de pacientes adultos com transtornos mentais graves e persistentes.
O CAPS AD III presta assistência ao usuário em uso abusivo e prejudicial de álcool e outras drogas, com funcionamento 24 horas, contando com leitos de desintoxicação. Já o Serviço Intermediário de Atenção Psicossocial (SIAP) presta assistência a casos de média complexidade e atende a pacientes encaminhados por toda Rede de Atenção Psicossocial.

“Ficamos muito animadas com o que encontramos na assistência de Uberaba e, com certeza, voltamos para Ituiutaba com muitas sugestões do que podemos aplicar em nossa realidade”, apontou a coordenadora do CAPS II Tio Doc de Ituiutaba, Priscila Aguiar Silva.

Estiverem presentes no encontro a diretora do Departamento de Atenção Psicossocial, Giselle Souza de Santi, a chefe do Departamento de Políticas Sobre Drogas, Dayane Cristina de Andrade, a coordenadora do CAPS AD, Noeme da Rocha Andrade, a coordenadora do CAPS II de Ituiutaba, Priscila Aguiar Silva, a assistente social Gislaine Cristina Almeida Silva e a psicóloga Verusca Pereira Silva.

Confira outras notícias: