Previous
Next

Codau determina aumento de equipes de limpeza urbana

Compartilhe este post

Desde que assumiu a gestão dos serviços de roçada, capina e limpeza pesada há um mês, a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) vem determinando o aumento da quantidade de equipes exclusivas para estes trabalhos, com foco na eficiência e atendimento agilizado das demandas, crescentes neste período chuvoso.

Nesta semana, a empresa terceirizada responsável pelo serviço (Lara Central de Tratamento de Resíduo) já recebeu a determinação de aumentar para 12 as equipes de execução do cronograma semanal, totalizando 156 funcionários nestas atividades. Em novembro, nove grupos estavam atuando nestas funções.

Neste primeiro mês de gestão, as equipes de varrição percorreram mais de 4 mil quilômetros, sendo 3.600 km com a varrição manual e 580 km com a mecanizada. Já as da roçada trabalharam em 1 milhão 340 mil m² e as de capina estiveram em 112 mil m² ao longo de um mês. O trabalho de limpeza pesada, que faz a retirada dos resíduos de construção civil descartados irregularmente em áreas públicas, com o uso de caminhões e pás carregadeiras, atingiu o recolhimento de 3.400 toneladas no mês.

“É importante ressaltar que estamos no período chuvoso, quando o mato cresce mais rápido, aumentando a demanda por roçada e capina. Estamos implantando uma nova sistemática de gestão. Nosso compromisso é que, dentro de 45 a 60 dias, a população sinta a diferença na limpeza da cidade. Pedimos a compreensão para este período de adaptação e também queremos a colaboração de todos, especialmente em relação ao correto descarte de lixo e outros resíduos. Estamos estabelecendo uma sistemática nova de rotina, volto a frisar, que será padrão até o final deste governo, com metas de precisão e agilidade”, ressaltou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.

O cronograma dos serviços de roçada, capina e limpeza pesada é definido semanalmente pela Diretoria de Ações Urbanas da Codau. Mas a população também pode entrar em contato pelo canal oficial, o Fale 115, para se informar ou solicitar serviços de limpeza urbana de áreas públicas, para serem incluídas nas próximas programações do setor.

Ações Urbanas – As competências da Codau em relação aos resíduos sólidos estão previstas na lei do Saneamento, a de número 11.445/2007, que define as diretrizes nacionais para o saneamento básico. Hoje a Codau tem sob a sua responsabilidade o gerenciamento e manutenção do aterro sanitário, os serviços de varrição manual e mecanizada, capina, roçada e limpeza pesada de logradouros públicos e destinação final dos resíduos da limpeza urbana. A Companhia passou a ser responsável também pela poda e a limpeza da maioria das praças da cidade. Uma pequena parte está sob a responsabilidade das equipes da Sesurb e do projeto Varrição Social.

O gerenciamento das atividades de coleta, transbordo e destinação final dos resíduos domésticos já estava no escopo de atividades da companhia desde janeiro de 2019, por força de lei.

Confira outras notícias: