A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) finalizou a obra de implantação de contenção com muro de gabião no córrego das Lajes, no trecho inicial da Univerdecidade. O objetivo é reprimir o processo de erosão registrado às margens do córrego, preservando a estrutura do entorno e o emissário de esgotos São Bento, que passa ao lado da Av. Leopoldino de Oliveira e é responsável pelo transporte dos esgotos de 14 bairros.
Na obra foram utilizadas cerca de 580 toneladas de pedra basalto no muro de gabião e sua configuração final ficou com cinco metros de altura e 80 metros de extensão na margem direita do córrego. O trabalho foi concluído com a mobilização do talude e a recomposição vegetal. A obra foi finalizada em 70 dias, metade do prazo inicial previsto.
“Antes havia uma solução provisória para conter a erosão, com bags de areia que já estavam com a vida útil vencida. E a cada temporada de chuvas, a erosão existente avançava mais sobre o talude. Agora, investimos em uma solução definitiva, protegendo o emissário e evitando problemas que poderiam ser provocados em sua estrutura pela erosão intensa, especialmente no período chuvoso”, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.