Previous
Next

Codau manterá reservatórios abertos neste sábado durante o dia

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

A chuva do último domingo (26), registrada no município pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) com 26 mm de precipitação, resultou em uma estabilização temporária da vazão do rio Uberaba nesta semana.

Esta situação se estendeu até quinta-feira (30) com o registro entre 1.200 e 1300 litros/segundo nos últimos dias, já contando com o volume extra do rio Claro. Entretanto, a vazão voltou à tendência de queda a partir desta sexta-feira (1º), retornando ao comportamento que já vinha acontecendo nesta estiagem severa. No sistema de transposição de bacia do rio Claro estão sendo mantidos 2 motores elétricos e dois a diesel em operação.

Diante do cenário de disponibilidade de água no rio Uberaba nesta sexta-feira, a programação deste sábado ficou a seguinte: todos os 11 Centros de Reservação serão fechados para recuperação de nível, apenas na madrugada entre meia-noite e 6h da manhã.

“Ao longo do dia de amanhã, sábado, os reservatórios serão mantidos abertos, mas observando que se houver o alto consumo ou a vazão do rio Uberaba cair drasticamente, teremos que alterar este cronograma. As decisões serão tomadas imediatamente, conforme o desempenho destes dois fatores. Informaremos também no sábado como ficará o planejamento de já domingo para que a população possa se programar”, explicou o presidente da Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau), José Waldir de Sousa Filho.

Confira outras notícias: