A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas iniciou nesta semana uma obra de grande porte no centro da cidade, que envolve drenagem pluvial, água e esgoto. Essas intervenções serão realizadas na Rua Dr. Paulo Pontes, onde há um sério problema de drenagem, que compromete a via.
Há bastante tempo estamos realizando obras paliativas nesta rua, aguardando o começo do próximo ano para iniciar a programação de 2023. Mas foi preciso antecipar o cronograma em virtude do risco que a via está apresentando para o trânsito de veículos, moradores, comércio e prestadores de serviço do local. Já ocorreu inclusive o afundamento de dois trechos de passeios, demonstrando a urgência dos trabalhos, explicou o presidente da Codau, José Waldir de Sousa Filho.
Os serviços serão divididos por trechos na Rua Dr. Paulo Pontes, desde a Av. Guilherme Ferreira até a rua Capitão Manoel Prata. Para concluir toda a extensão da via serão necessários 30 dias de intervenções. A obra começou no trecho entre a Guilherme Ferreira até a R. Vigário Silva, onde ficará interditado até sábado, dia 14 de outubro.
Concluída esta fase, outro trecho será fechado. Desta vez será da R. Vigário Silva até a Rua Santo Antônio, com previsão para ser iniciado dia 17, próxima segunda-feira. O último trecho é da rua Santo Antônio até a Rua Capitão Manoel Prata, com data ainda a ser definida, mas possivelmente entre final de outubro e começo de novembro.
Ao abrir a via, a Codau também irá trocar todas as tubulações antigas de água e esgoto, bem como realizar as novas interligações. Os tubos velhos serão trocados por materiais novos, de maior resistência e durabilidade.