Previous
Next

Codau recebe Epamig/Embrapa para apresentação de projeto sobre o lodo de esgoto

Compartilhe este post

Nesta quinta-feira (13) a Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas (Codau) recebeu representantes da Epamig/Embrapa para apresentação de uma proposta de parceria na criação de um complexo experimental para o estudo de biossólidos (lodo de esgoto) na agropecuária.

Na reunião, estiveram presentes representantes de instituições de ensino, de entidades do setor agropecuário, bem como da Secretaria do Agronegócio (Sagri) e do Parque Tecnológico de Uberaba. A proposta apresentada pelas entidades de pesquisa é desenvolver uma metodologia de compostagem com o reaproveitamento dos resíduos de saneamento da Codau, isto é, o lodo de esgoto que é produzido nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), pode ser utilizado como adubo. A proposição está alinhada com seis dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e está atrelada à proteção do meio ambiente.

Neste projeto seria desenvolvido um complexo experimental, com análise da composição do resíduo, avaliações em Casa de Vegetação, validação no campo e gerenciamento de resíduos sólidos. Os testes seriam realizados em culturas agrícolas rotativas, forrageira e ornamental. A proposta detalha o cronograma das atividades, previsto para quatro anos.

Atualmente a Codau produz 250 ton./mês de lodo centrifugado, de classe IIA que pode ser usado na produção de alimentos. De acordo com o presidente da autarquia, Rui Ramos, esta é uma proposta interessante e inovadora, e vem de encontro com o foco do Governo Elisa que é a inovação. “O primeiro desafio é a busca de recursos, por isso precisamos nos unir, não podemos perder de vista um projeto como este”, afirma Rui.

Confira outras notícias: