Previous
Next

Codau recebe sugestões em audiência pública para Plano Diretor do Esgoto

Compartilhe este post

A Companhia Operacional de Desenvolvimento, Saneamento e Ações Urbanas encerrou a fase de participação popular do Plano Diretor do Esgoto. A audiência pública aconteceu na última quinta-feira (05) e foram apresentados os planejamentos para o esgotamento sanitário para os próximos 30 anos, e ao final os participantes apresentaram sugestões a serem inseridas no plano.

Os estudos foram desenvolvidos pela empresa contratada, por meio de licitação, a Novaes Engenharia Sustentável, que definiu o plano de ações e metas que deverão ser incorporadas ao planejamento da Codau na zona urbana e rural. “Para elaboração do plano começamos com visitas técnicas para compreender toda realidade do município quanto ao esgotamento sanitário, dificuldades, pontos críticos, o que precisa melhorar, enfim todas as condições. E a partir disso fizemos o prognóstico, que contém todas as melhorias necessárias prevendo a expansão do município. Estas ações são inseridas em um cronograma a longo prazo que prevê as etapas e investimento”, explica o Gerente do Departamento de Tratamento e Qualidade da Novaes Engenharia, Gustavo Almeida Prata.

Entre as obras apontadas no Plano está a construção da quarta Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). O Diretor de Desenvolvimento e Saneamento da Codau, Giovanni Molinero, lembrou que a autarquia já possuiu recurso assegurado para a obra. “Os projetos estão em fase de elaboração, e o plano nos oferecerá suporte para avaliar tanto a demanda atual quanto a futura”, destacou Molinero. Segundo ele, a nova ETE será projetada em módulos, que serão executados conforme as necessidades identificadas ao longo do planejamento.

A Gerente de Esgotamento Sanitário da Codau, Letícia Cristina de Sousa Dias, explica que é extremamente importante para a Codau ter esse documento em mãos, pois desta forma é possível saber as diretrizes de crescimento e de investimento em infraestrutura necessários para atender toda população. “Esse documento vai servir como base para planejar a cidade quanto ao esgotamento sanitário”, destaca a gerente.

Com relação a audiência pública, as sugestões apresentadas serão inseridas ao plano. De acordo com o Gerente do Departamento de Tratamento e Qualidade da Novaes, o documento será finalizado e entregue.

Confira outras notícias: