Dando continuidade às ações de enfrentamento à dengue, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) finalizou, nesta quarta-feira (4), a primeira etapa de mapeamento com drone. A tecnologia visa identificar possíveis focos do Aedes aegypti e, a partir disso, nortear as políticas públicas de combate ao mosquito.
Nesta terça e quarta-feira, o equipamento sobrevoou as regiões dos bairros Residencial Beija-Flor I e II, Residencial Nova Era, Residencial Colibri e Colibri II, Ilha de Marajó, Pacaembu, Residencial Morumbi, Residencial Copacabana, Parque dos Girassóis e Girassóis II, Estância dos Ypês e Parque das Laranjeiras. Agora, a empresa contratada para prestação do serviço irá elaborar os relatórios com os dados coletados, para que o município possa direcionar as ações de combate de maneira mais assertiva e incisiva.
Conforme o diretor de Vigilância em Saúde, Matheus Assumpção, a área elencada para os primeiros voos do drone foi selecionada a partir de diversos estudos técnicos preliminares como, por exemplo, o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (LIRAa), relatório de áreas trabalhadas pelos Agentes de Combate a Endemias, mapas de georreferenciamento do município, com número de imóveis, entre outros.
“O drone é uma tecnologia inovadora, que contratamos por meio de recursos do Estado de Minas Gerais. A ideia do equipamento é sobrevoar uma área para ter uma visão macroscópica dessa região. São regiões que, às vezes, não temos acesso e, assim, não conseguimos visualizar uma piscina ou uma caixa d’água em um possível estado crítico de foco de dengue”, explicou. Vale mencionar que esta foi a primeira etapa de mapeamento. Posteriormente, ainda serão feitas outras seis operações com drone.
Ainda conforme o diretor, todas as regiões previstas para mapeamento nesta etapa foram atendidas dentro do prazo. Com o recebimento dos relatórios será possível identificar pontos críticos, como caixas d’água abertas ou criadouros expostos. Com isso, a Prefeitura de Uberaba, em conjunto com o Departamento de Controle de Zoonoses e Endemias da SMS e o Departamento de Posturas, ligado à Secretaria de Defesa Social, organizará operações para eliminar os focos visualizados pelo drone.
Ainda nesta quarta-feira, representantes da SMS, do Departamento de Posturas e do Todos por Uberaba estiveram reunidos para alinhar as frentes de atuação que serão promovidas a partir dos relatórios. Em relação às notificações, o chefe do Departamento de Posturas, Renê Inácio de Freitas, pontuou que a equipe de fiscalização irá orientar e notificar os proprietários dos imóveis irregulares, destacando que as adequações deverão ser executadas de imediato.