O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uberaba (Comdicau) e a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) divulgarão, na segunda-feira (9), resultado de diagnóstico sobre a situação das crianças e adolescentes do Município. A publicação orientará a formulação e execução de políticas públicas voltadas à infância e juventude.
A apresentação do estudo está marcada para as 10h, no auditório da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Uberaba (Aciu), localizada na Avenida Leopoldino de Oliveira, 3.433, no Centro.
Com 151 páginas, divididas em 16 capítulos, o estudo apresenta indicadores demográficos, socioassistenciais, de saúde, educação, habitação e de violação de direitos das crianças e adolescentes de Uberaba. Também são mapeadas as unidades públicas e privadas e as políticas em execução direcionadas ao público infantojuvenil.
O diagnóstico foi elaborado com base em pesquisa documental, em bancos de dados oficiais e a partir da aplicação de questionário, entre setembro e outubro, a representantes de equipamentos que oferecem atendimento à criança e ao adolescente. O estudo teve duração de seis meses.
De acordo com o presidente do Comdicau, William Brito, esse é o maior raio-x da infância e juventude já realizado em Uberaba. “Esse diagnóstico reúne dados até então dispersos e desconectados. A pandemia da Covid-19 abalou a formação das nossas crianças e adolescentes e precisamos, à luz dessas informações, buscar recuperar o tempo perdido”, afirmou o presidente. A entrega do estudo também marca o encerramento da gestão 2021/2023 do Comdicau.
Financiado pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Uberaba (Fumdicau) – vinculado ao Conselho – o diagnóstico foi elaborado pela Ser Desenvolvimento Humano e Empresarial, escolhida por meio de processo licitatório, aberto em março do ano passado.
O estudo tem apoio do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Coordenadoria Regional das Promotorias de Defesa da Educação e das Crianças e dos Adolescentes do Triângulo Mineiro (Credca-TM), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Lions Clube, Rotary e União de Lojas Maçônicas de Uberaba e Região (Ulmur).