Previous
Next

Comunidade escolar aprova Escola Cívico-Militar na EM Professor José Geraldo Guimarães

Compartilhe este post

A comunidade escolar aprovou, por meio de votação nesta quinta-feira, 10, a adesão da Escola Municipal Professor José Geraldo Guimarães ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Ministério da Defesa.

No total, foram registrados 219 votos de pais, alunos e servidores da unidade escolar. Destes, 213 foram favoráveis à adesão ao Pecim e seis contrários. A votação ocorreu durante todo o dia, tanto no modelo presencial quanto remoto, por meio da plataforma Google Forms.

Do total de votos apurados, 154 foram depositados na urna instalada logo na entrada da EM Professor José Geraldo Guimarães, e os demais 65, por meio da internet. Puderam votar, todos os servidores, alunos maiores de 16 anos, cursando do 6º ao 9º ano, e pais de alunos menores de 16 anos, também dos anos finais do Ensino Fundamental.

Passada essa etapa do processo de adesão ao Pecim, a Secretaria de Educação (Semed) encaminhará ao MEC o passo a passo para a indicação da Unidade de Ensino, informou a titular da pasta, secretária Sidnéia Zafalon.

“Enviaremos todo detalhamento das ações desencadeadas pelo Governo Municipal, desde a escolha da escola, conforme critérios do Ministério da Educação, até a votação pela comunidade escolar. Nesta sexta-feira, 12, vamos encaminhar o material para análise do MEC”, explicou a secretária adjunta, Cristiana Borges.

Somente após análise dessa documentação, o Ministério irá se manifestar sobre a inclusão da EM Professor José Geraldo Guimarães ao Pecim.

A Unidade de Ensino foi indicada pela Semed por atender aos critérios do MEC, como a oferta dos anos finais do Ensino Fundamental, ter entre 501 e 1.000 alunos matriculados, situação de vulnerabilidade social dos educandos e o desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Antes da votação, a comunidade escolar participou de uma reunião de apresentação das diretrizes do Pecim, conduzida pelo gestor da escola, Romes Belchior da Silva Júnior.

Sidnéia explicou que o Programa prevê um regime de colaboração visando aprimorar a gestão e o ambiente escolar e as práticas pedagógicas, assim como o aprendizado e o desempenho do aluno.

“A Escola Cívico-Militar norteia os trabalhos por meio de valores como civismo, dedicação, excelência, honestidade e respeito, e princípios como igualdade, liberdade, valorização dos profissionais, gestão democrática e participação ativa da família, dentre outros”, destacou a secretária.

O Programa é mais uma estratégia para alcançar a Meta 7 do PNE (Plano Nacional de Educação) de fomento da qualidade da Educação Básica em todas as etapas e modalidades, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem, de modo a atingir as médias nacionais para o Ideb.

Confira outras notícias: