A Fundação Cultural de Uberaba (FCU) promove a última edição de março do projeto Concha Cultural. As atividades acontecem neste fim de semana, no sábado (26) e no domingo (27), data em que é comemorado o Dia Nacional do Circo.
No sábado (26), a programação tem início às 16h, com a peça “Confins”, estrelada por Mário Cortês, com trilha sonora de João Costela, supervisão cênica de Edson Fernandes, dramaturgia de Renato Muniz e Mário Cortês, figurino de O Grupo e cenário de Edson Fernandes e Mário Cortês.
O espetáculo abordará a tradição da memória mineira com histórias de pessoas que Mário conheceu em viagens pelo Estado. “Confins” traz a proposta de preservar os contos e causos anônimos de Minas Gerais.
Em seguida, às 18h, o ensemble Alimento dos Deuses realiza concerto com repertório exclusivamente barroco, com arranjos de Johann Sebastian Bach. O grupo conta com sete músicos eruditos, aproximando-se da sonoridade histórica com instrumentos de época, sendo eles: Christhian Beschizza (violão barroco), Carlo Arruda (espineta), Liliane Maria Dias (violino e viola), Cordéllia Nealla (violoncelo), Romes Jorge (oboé barroco), Rafael Augusto (fagote barroco) e Mikael Marcos (percussão sinfônica).
“As sete peças selecionadas para o concerto são composições elevadas que nos inspiram a contemplação da beleza da harmonia, da ordem e da paz. Encerraremos a apresentação com um trio e solos de Cravo e Violão Barroco”, pontuou o idealizador do concerto, Christian Beschizza.
No domingo (27), Dia Nacional do Circo, o público confere uma programação especial, com figuras circenses representativas da cidade. Às 10h, a criançada vai assistir a apresentação dos palhaços Pernilongo e Regaço, com participação do Rei Leão. A partir das 12h, acontece o espetáculo Circo Mágico, com música de Tide Bonfim e modalidades circenses com arte-educadores do Circo do Povo – Shely Ataide (artes visuais), Toi (artes urbanas), Núbia Nogueira – Mestra Puma (capoeira), Andrea Gaia (dança), Luana Rodrigues (teatro), Cadu (educador físico), Gleiciane Cristina (arte-educador infantil), Camila Brandão (acrobacias aéreas) e Pâmela Cristina (acrobacia de solo).
No artesanato, no domingo, a Casa do Artesão e o Instituto Costurando com Amor vão expor e comercializar seus produtos na Praça da Concha Acústica. Já nas artes visuais, nos dois dias, o público vai conferir uma exposição de fotografias rurais, feitas por fotógrafos de vários países. A coleção faz parte do Acervo do Museu de Arte Decorativa (Mada), do prêmio “New Holland de Fotografia”.