Previous
Next

Concha Cultural será inaugurada no aniversário de Uberaba; praça foi revitalizada e projeto tem novo formato

Compartilhe este post

O novo projeto da Concha Acústica será apresentado à população na quarta-feira (2), durante a programação do aniversário da cidade. A praça também foi revitalizada e está de cara nova para receber o público. A inauguração da “Concha Cultural”, equipamento da Fundação Cultural de Uberaba, contará com exposição de artes visuais, artesanato, gastronomia e shows musicais.

Artes visuais – As atividades se iniciam a partir das 9h na praça. Nas artes visuais, o fotógrafo Ramon Magela vai expor seu trabalho no Corredor Cultural da Concha. Já o artista Jamilton Souza apresenta uma exposição de desenhos realistas, feitos à lápis, em graduações sobre papel. “Na ocasião, estarei no local desenhando e tirando dúvidas de interessados em aprender as técnicas ou que tenham curiosidade. A intenção é divulgar a técnica e despertar o interesse sobre ela”, explicou.

Artesanato e gastronomia – A Casa do Artesão, a Associação de Mulheres Rurais de Uberaba (Amur) e o grupo de Chiteiras vão comercializar seus produtos na Concha. Na parte gastronômica, o público vai contar com dois foodtrucks de comida e bebida, além de um foodtruck de chopp e cerveja artesanal.

Música – Os shows têm início às 10h30, com a Orquestra Municipal tocando clássicos do rock. A partir das 11h30, ChoroCultura e convidados comemoram 28 anos do grupo, interpretando o melhor dos chorinhos, sambas, boleros, serestas e MPB. O encerramento fica por conta do DJ Renato Bessa.

Parceiros – Durante o evento de inauguração, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação levará informações do projeto Geopark Uberaba para a população. Serão oferecidas atividades para crianças, com os livros do Circolando, iniciativa que busca movimentos saudáveis em direção ao riso e a expressividade, coordenada pelo artista Mayron Engel. Já a Academia de Letras do Triângulo Mineiro (ALTM) estará presente na Concha, com livros, cadeiras e banners, além de contar com a participação de escritores para um bate-papo com o público.

Novo formato – Segundo o diretor de Ações Culturais da FCU, Paulo Miranda, a proposta da Concha Cultural é criar uma vitrine cultural que engloba a diversidade artística da cidade: artesanato, música, teatro, artes visuais, dança, literatura e demais modalidades.

“O projeto Concha Cultural envolve o Governo Municipal, com as respectivas secretarias, como um todo. É um presente que entregamos, no aniversário da cidade, para a população. Durante o mês de março, a Concha funcionará , a partir do dia 12, aos sábados, das 14h às 20h, e aos domingos, das 10h às 14h. É uma oportunidade de a comunidade fazer uso da praça com a garantia de um bom espaço cultural”, afirmou o presidente da FCU, Cássio Facure. A programação será divulgada semanalmente.

Facure também informou que a FCU tem um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público de Minas Gerais, para cumprir em relação aos shows musicais. As apresentações deverão seguir regras específicas, prezando pelo baixo impacto sonoro e pela música ambiente, sem utilização de amplificadores em cima do palco e instrumentos de percussão.

Revitalização – A Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) e a Fundação Cultural fizeram reformas pontuais na Concha. Foram quatro meses de execução dos serviços, iniciados em novembro de 2021.

Foi realizada a construção de escada, que liga a parte de baixo da praça ao pavimento do palco. Também receberam manutenção pontual os ladrilhos hidráulicos (pisos), instalação de guarda-corpo e corrimãos nas escadas, reforço estrutural e troca pontual do alambrado.

Na parte dos fundos da Concha, foi trocada a porta, proporcionando maior segurança. A parte elétrica foi totalmente reconstruída, bem como a iluminação, além da manutenção nas instalações hidráulicas dos banheiros.

Confira outras notícias: