Concha Cultural tem programação para o fim de semana

Compartilhe este post

A Fundação Cultural de Uberaba (FCU) promove mais uma edição do projeto Concha Cultural neste fim de semana, com teatro, música, artesanato e artes visuais.

No sábado (19), o Grupo Todo Um de Teatro apresenta o espetáculo “A Flor e o Homem (Profecias aos que não temem dizer sim!)”, às 15h, no palco da Concha. A peça fala da dificuldade de comunicação verdadeira do ser humano, apesar das redes sociais. O grupo conta com as atrizes Cassia Magaly, Luana Rodrigues e Maraisa Bisinoto.

Compositor, violonista, multi-instrumentista, arranjador, produtor e educador musical, Ezequiel Piaz sobe ao palco às 18h, no sábado, trazendo um repertório de composições próprias, como Serra do Mar, Formigueiro, Marakatu Guitar, Portal de Luz e Violão Brasileiro, trabalho registrado em seus 4 CDs. Também apresenta clássicos da música mundial e brasileira, com interpretações e arranjos para obras de grandes compositores, como Tom Jobim, Villa-Lobos, Pixinguinha, Luiz Gonzaga, Joubert de Carvalho e Alberto Frateschi. Ezequiel já tocou em festivais como Copenhagen Jazz Festival, na Dinamarca, Festival Internacional de Violão em Caxias do Sul, Novas Escolas do Violão Brasileiro, no SESC São Paulo, e Mostra Violão Brasileiro, no Rio de Janeiro.

“São concertos que têm uma energia musical que conduz o público ao universo transcendente da música, com uma positividade espiritual e física, onde o ouvinte é levado a um estado de êxtase e alegria. São paisagens e universos sonoros que se projetam ali na música”, ressaltou.

No domingo (20), às 10h, a Cia Pé no Chão leva ao público a peça teatral “Cotidiano Veríssimo”, com os atores Mayron Engel e Rodrigo Chagas. A proposta do espetáculo é ser uma comédia que proporciona ao público uma reflexão sobre o período de pandemia na vida cotidiana.

Encerrando a programação do fim de semana, Pedro Amui e Elias Junior estarão no palco a partir das 12h, com dois teclados e repertório de bossa nova, MPB, jazz tradicional e pop. “Essa é uma celebração da minha amizade com esse grande pianista e produtor. Estão todos convidados para curtirem o nosso som na Concha”, pontuou o músico Pedro Amui.

No Corredor Cultural da Concha, Flávio Salge realiza a mostra fotográfica “Recicla”, que fala da Terra, dos problemas climáticos que estamos enfrentando, dos valores para com a natureza, dos cuidados que devemos ter com meio ambiente e a biodiversidade, por fim sobre sustentabilidade e nosso papel nos projetos ambientais no agora e no futuro da humanidade.

O fotógrafo também apresenta a exposição “Princesinha do Sertão”, que é um apanhado de patrimônios históricos e culturais de Uberaba, sejam tombados ou não, mostrando que a cidade, que já foi apelidada no passado de Princesinha do Sertão, possui muitas obras, arquiteturas, tradições e monumentos dignos de serem preservados, valorizados e respeitados, mas que são ignorados pela maioria dos filhos desta terra.

No artesanato, no domingo (20), o grupo de Chiteiras e o Instituto Costurando com Amor vão expor e comercializar seus produtos na Praça da Concha Acústica. O projeto “Arte na Chita” existe há cerca de cinco anos em Uberaba, com o objetivo de ensinar mulheres a bordar com o tecido da chita ou aprimorar sua técnica, aumentando a renda familiar das alunas. Enquanto metodologia, o trabalho é feito na vertente do bordado terapêutico, o que é uma das propostas do projeto.

Confira outras notícias: