Previous
Next

Conselho aponta 100% de plantio da Safra de Verão em Uberaba

Compartilhe este post

As lavouras de soja e milho, da Safra de Verão 2022/2023, já estão 100% plantadas no município de Uberaba. A avaliação é dos integrantes do Conselho Municipal de Previsão de Safra.

A última reunião do ano para avaliar as estimativas da safra agrícola 2022/2023 aconteceu nesta quinta-feira (15), na sede do Sindicato Rural, e a novidade foi a participação de representantes da Caixa Econômica, agência Agro. O gerente-geral Warlen Dornelas disse que a Caixa tem o intuito de crescer no ramo, estando disposta a contribuir. Ele entende que estes diagnósticos são fundamentais para a atração de novos investimentos para o agro.

Nos debates e cruzamentos de dados, os conselheiros apontaram que as lavouras de milho e soja da atual Safra de Verão estão 100% plantadas no Município. “Se faltar é coisa mínima. Os técnicos da Sagri e Emater vão andar neste final de ano mapeando as lavouras e na primeira quinzena de janeiro será divulgada a real área plantada destes dois grãos em Uberaba”, disse Petrônio Silva, extensionista da Emater. Ele enfatizou que as expectativas tiradas das visitas indicam excelentes produções de milho e soja no Município.

Até o último dia de novembro, o boletim do Conselho de Safra apurou que foram plantados 76.500 hectares de soja, para uma estimativa de 90 mil hectares desta lavoura na atual safra. Já de milho, na mesma data, o documento do CS registrou o plantio de 26.250 hectares, para uma área prevista de 35 mil hectares no Município.

Ainda no tocante ao milho, os conselheiros informam que, na variedade silagem, a expectativa é de que Uberaba atingirá na safra 2022/2023, 15 mil hectares de área plantada. No plantio passado, a lavoura de milho silagem ficou em 12.300 hectares.  Confirmada a previsão, o crescimento será superior a 20%.

Já sobre a área de cana de açúcar, o Conselho de Previsão de Safra continua trabalhando com um total de 117 mil hectares em lavouras de cana no município e mais 16.600 hectares de áreas em formação. Os conselheiros foram unânimes em dizer, no entanto, que a área de cana vai reduzir na próxima safra em Uberaba.

De acordo com o diretor financeiro do Sindicato Rural, o produtor Luciano Valim, alguns produtores rurais, nos últimos meses, fizeram opção pela soja em detrimento da cana de açúcar em razão do valor pago pelas usinas, toneladas por alqueire, estar abaixo do mercado. “Numa média, enquanto o atual mercado paga 18 sacos de soja por hectare, a cana paga só 13. Daí a opção momentânea em arrendar terras para as lavouras de soja”, disse.

A reunião do Conselho ainda revelou que o Município tem cerca de 5 mil hectares de área plantada com eucaliptos, entre produção e formação, 2.500 hectares de cenoura, 1.150 hectares com mandioca, 800 com cebola e outros 800 hectares com batata lisa, dentre outros produtos.

Confira outras notícias: