De acordo com dados do Conselho de Safra de Uberaba, até o momento, 55% das lavouras de soja já foram colhidas no município. A expectativa é de uma ótima produtividade, com muitos plantios batendo na casa das 80 sacas por hectare.
A reunião de avaliação da atual safra de verão aconteceu na terça-feira, 25, na sede do Sindicato Rural de Uberaba. Além da entidade, participaram representantes da Secretaria do Agronegócio (Sagri), Emater, IBGE, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Epamig.
Os conselheiros apresentaram, como números finais, 89.700 hectares de área plantada com soja, no município, em 2025. Igual área com o grão no ano passado. Deste total, de acordo com o mapeamento dos técnicos, 55% já haviam sido colhidos até o último dia 24 de fevereiro. O que implica dizer, 49.335 hectares da lavoura de soja já colhidos em Uberaba.
O extensionista da Emater, Petrônio Silva, disse que nas duas últimas semanas a predominância do sol ajudou a acelerar o processo de secagem dos grãos e a maior parte dos produtores colocou as máquinas no campo para a colheita. Contudo, algumas lavouras foram plantadas mais tarde e a colheita só ocorrerá no final de março.
A boa surpresa, de acordo com os conselheiros, está na produtividade da soja colhida até agora. Como destacou o secretário do Agronegócio, Agnaldo Silva, a média tem superado a casa das 65 sacas por hectare, pelo menos cinco sacas a mais do que em 2024. Mas além disso, Agnaldo informa que muitos produtores estão alcançando médias de 80, de 82 e até, de 108 sacas de soja por hectare.
Já o milho é a grande decepção da Safra de Verão 2025 em Uberaba. Segundo o Conselho, a área plantada fechou em 4.580 hectares de lavoura, para mais de 24 mil hectares no ano passado. Ainda foram registrados 12 mil hectares com o plantio de milho silagem (15 mil hectares em 2024).
O extensionista Petrônio informou que, a cada ano, a área de plantio com milho vem diminuindo no município. Fato que tem levado Uberaba a importar milho dos municípios vizinhos para suprir seu alto consumo.
A justificativa para esta debandada das lavouras de milho, disse Petrônio, é uma só: a busca dos produtores por melhores rendimentos. “A saca de milho continua baixa no mercado, diante de um alto custo para formação da lavoura,” avaliou.
E estes pormenores do milho, segundo os conselheiros, ainda vão refletir na safrinha. Como a produção do sorgo é bem mais em conta, o Conselho de Safra estima área plantada de mais de 40 mil hectares do cereal em Uberaba. Já para o milho safrinha a área prevista é de aproximadamente 15 mil hectares.
Por fim, o grupo reafirmou que os números da cana-de-açúcar para 2025 vão manter Uberaba no topo do ranking da produção nacional. São 120 mil hectares de lavouras, quase 5% a mais do que no ano passado e, ainda, 18.216 hectares em formação. A produção de Uberaba irá superar 10 milhões de toneladas de cana.