Previous
Next
Previous
Next

Conselho Municipal de Transporte Público de Uberaba tem 1ª reunião

Compartilhe este post

Reativado no começo deste mês, a pedido da prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, o Conselho Municipal de Transporte Público de Uberaba (CMTP) teve sua primeira reunião, com posse dos integrantes, na sexta-feira (21).  A nomeação dos membros foi publicada no Diário Oficial do Município do dia 14 de janeiro.

O secretário de Defesa Social (SDS), Glorivan Bernardes, e o secretário adjunto, Claudinei Nunes, abriram a reunião agradecendo a presença de todos e destacaram a importância do Conselho para permitir a representação popular nas decisões do Governo.

Na reunião, foram apresentados dados do transporte público de Uberaba e debatidas propostas como a manutenção do degrau tarifário e a revisão trimestral do subsídio, sem reajuste da tarifa para 2022. O degrau tarifário estabelece que os usuários que possuem o cartão do Transporte Público pagam o valor normal da tarifa, ou seja, R$ 4,25, enquanto que para os usuários que optarem pelo pagamento em dinheiro, o valor é de R$ 4,50.

Segundo o superintendente de Transporte Público e presidente do Conselho, Cristiano Melo, apesar de estar previsto em contrato, o último reajuste de tarifa foi em 2019. Com a pandemia, houve queda no número de passageiros pagantes na ordem de 55% em comparação ao período antes da pandemia. “Além disso, cerca de 24% das pessoas que utilizam o transporte público não pagam passagem, devido à gratuidade, enquanto os custos para manutenção do sistema aumentaram, com destaque para o combustível, que teve um aumento de 58% de 2020 para 2021”, relatou Cristiano. A previsão é que o subsídio seja reavaliado a cada três meses, à medida que o número de passageiros volte a subir nos próximos meses.

Participaram da reunião: Rodrigo Carmelito, da Superintendência de Trânsito e Mobilidade Urbana e vice-presidente do Conselho; Márcio Elísio de Oliveira, da Associação Comercial e Industrial de Uberaba (Aciu); Lourival Ferreira, Câmara dos Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL);  André Luiz Campos, da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba (Transube); Gil Gonçalves Gomes, do Sindicato dos Taxistas;  Evaldo Souza Silva, do Sindicato dos Mototaxistas e Motoboys; Michael Christian Basílio, do Transporte Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Semed); e Antônio Donizetti Ferreira, representante das Associações de Bairros de Uberaba.

Confira outras notícias: