Previous
Next

Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e SDS reforçam divulgação da Parada Segura

Compartilhe este post

A Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e a Secretaria de Defesa Social (SDS) de Uberaba estão promovendo ações para ampliar a divulgação da Lei da Parada Segura, que visa beneficiar, principalmente, mulheres, idosos e crianças que são grupos mais vulneráveis. Materiais impressos e digitais também estão sendo preparados pelas duas Secretarias.

A Lei permite que os usuários do transporte coletivo desçam fora do ponto de ônibus durante o período noturno, compreendido entre 21h e 5h. Essa legislação não se aplica às linhas do BRT Vetor, devido a questões de segurança, uma vez que não é possível realizar paradas fora das estações. Nos demais casos, os passageiros têm o direito de solicitar a parada, e cabe ao motorista atendê-los dentro das condições de segurança.

O secretário adjunto de Defesa Social, Claudinei Nunes, explicou que os profissionais serão orientados mais detalhadamente sobre a Lei, o acolhimento das demandas dos passageiros e os cuidados necessários para garantir a segurança tanto de quem solicita a parada quanto do trânsito e dos demais passageiros.

A coordenadora Anna Maia Jampaulo ressaltou que é importante que a parada seja feita em locais mais movimentados e bem iluminados, e não em um ponto de ônibus que esteja isolado ou escuro no momento. “Também é necessário que o motorista veja como está o trânsito e o melhor modo de atender à demanda. A segurança tem que ser para todos”, destacou.

Confira outras notícias: