Cras Girassóis e Núcleo de Socialização promovem mobilização contra violência infantil

Compartilhe este post

Foto: Lilian Veronezi/PMU

O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Girassóis e o Núcleo de Socialização promoveram, nesta segunda-feira, 18, a Caminhada do Maio Laranja, na Praça Pôr do Sol, em mobilização pelo combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A ação reuniu crianças, adolescentes, famílias, profissionais da assistência social e representantes da rede de proteção, reforçando a importância da conscientização e da denúncia de qualquer forma de violência.

Participaram da caminhada os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Girassóis, crianças do Núcleo de Socialização do bairro Residencial 2000 e profissionais da rede intersetorial do território. Durante a mobilização, foram realizadas ações educativas com faixas, cartazes e mensagens de conscientização voltadas à proteção da infância e adolescência. Também foi servido um lanche especial para os participantes.

A gerente do Núcleo de Socialização, Liliane Rassi, destacou a importância do protagonismo das crianças e adolescentes durante a ação. “Conseguimos envolver crianças e adolescentes, proporcionando-lhes um momento importante de sensibilização social. Eles puderam ser agentes e protagonistas nesse movimento, aprendendo sobre proteção, identificando locais de denúncia e desenvolvendo a capacidade de multiplicar essas informações”, afirmou.

Liliane também ressaltou que o trabalho de prevenção e conscientização é realizado de forma contínua pelas equipes. Segundo ela, muitas famílias ainda desconhecem a campanha ou os riscos existentes. “Por isso, buscamos atuar diariamente com orientação, prevenção e acolhimento, fortalecendo a rede de apoio às crianças e adolescentes e garantindo os encaminhamentos necessários sempre que houver suspeita ou confirmação de violência”, completou.

A referência técnica do Cras Girassóis, Amanda Melo, enfatizou que a caminhada teve como principal objetivo sensibilizar a sociedade sobre a responsabilidade coletiva na proteção da infância.

“Foi um momento de união, conscientização e mobilização social em defesa das crianças e adolescentes. Precisamos fortalecer o cuidado, a escuta e a denúncia de qualquer forma de violência. Proteger nossas crianças é um dever coletivo e diário”, destacou.

Amanda também orientou a população sobre os canais de apoio e denúncia em casos de suspeita ou confirmação de violência.

“As famílias podem procurar o Conselho Tutelar, o Creas e também os Cras de cada território, onde é realizada a escuta qualificada e o encaminhamento necessário dentro da rede de proteção”, explicou.

A campanha Maio Laranja é realizada nacionalmente e busca ampliar o debate sobre o enfrentamento do abuso e da exploração sexual infantojuvenil, incentivando a participação da sociedade na proteção integral de crianças e adolescentes.

Confira outras notícias: