Crescem demandas apresentadas à Ouvidoria da Saúde

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A Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde registrou 1.260 demandas de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de janeiro a maio deste ano, em Uberaba. No mesmo período do ano passado, foram 600. O aumento se deve à retomada dos serviços prestados pela área, que teve a maioria deles interrompida pela pandemia da Covid-19, informou a ouvidora Ana Lúcia Vasconcelos de Paula Moreira.

Foram 1.023 solicitações (81,19%), 184 reclamações (14,6%), 29 elogios (2,3%), 16 denúncias (1,27%), cinco sugestões (0,4%) e três pedidos de informação (0,24%).
As manifestações dos usuários são registradas no Sistema Ouvidor do SUS e encaminhadas aos órgãos competentes para tomada de providências e posterior envio à Ouvidoria para resposta aos cidadãos.

Os canais de acesso são: presencialmente, na Secretaria Municipal de Saúde (av. Guilherme Ferreira, 1.539), das 12h às 18h, e ainda pelos telefones 0800-942 3160, 3331-2745 e 3331-2757 e pelos e-mails [email protected] e [email protected].

A Ouvidoria tem cinco colaboradores. Seu objetivo é acolher o cidadão e fazer a mediação de acesso aos serviços de saúde. O órgão registra solicitações, reclamações, sugestões, elogios e denúncias e encaminha aos departamentos responsáveis, para conhecimento e providências cabíveis. Ou seja, é um espaço de cidadania que atua como instrumento importante de gestão.

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