A Coordenadoria de Defesa Civil de Uberaba emite um alerta à população devido à onda de calor prevista para persistir até o dia 22 de setembro. A baixa umidade do ar também é motivo de preocupação no Município e em todo o Estado.
De acordo com a Defesa Civil, é crucial que a população esteja atenta a sintomas como dor de cabeça, sangramento nasal, garganta seca e irritada, sensação de areia nos olhos, ressecamento da pele, cansaço e desconforto respiratório.
Para aliviar o desconforto causado pelo calor e pela aridez do ar, o coordenador da Defesa Civil de Uberaba, Ronaldo Maximiliano Ramos Batista, orienta beber bastante água, manter as vias aéreas hidratadas, aplicar protetor solar, vestir roupas leves e manter os ambientes bem ventilados.
De acordo com o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM), uma massa de ar seco permanecerá sobre Minas Gerais, resultando em índices de umidade relativa do ar baixos durante as tardes. A previsão indica que a umidade relativa do ar ficará entre 15% e 20% no Triângulo Mineiro, além de temperaturas máximas acima dos 39°C durante as tardes.