O Circuito de Turismo Rural abre as porteiras da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) “Vale Encantado”, no dia de 3 de abril. A iniciativa do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), Sindicato Rural e Emater, reunirá ciclistas, produtores e ambientalistas na 2ª edição da Rota do Triângulo.
A propriedade rural de José Natal Prata fica a 25 km de Uberaba, tem várias nascentes e uma cachoeira de aproximadamente 15 metros de altura. A área de 38 hectares foi transformada em Reserva Particular do Patrimônio Natural, preservando a fauna e a flora, com mais de 130 mil árvores. O Vale Encantado é descrito como um Geossítio do Projeto Geopark Uberaba. O receptivo da fazenda tem banheiro e restaurante, e as visitas devem ser agendadas.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rui Ramos, destacou que o Vale Encantado possui características peculiares, além de preservar as atividades típicas da agricultura familiar. “Assim, compartilha o modo de vida do homem do campo, o patrimônio cultural e natural, e o município cumpre o papel de promover o turismo, valorizando as riquezas locais, se fortalecendo enquanto destino turístico, gerando emprego e renda.”
Constam da programação a concentração de ciclistas na praça do Quartel, café da manhã, abertura, apresentação da Orquestra Municipal, do projeto de Reserva Particular do Patrimônio Natural e do Projeto Geopark, visitação e comercialização de produtos rurais.
A 2ª edição do Circuito de Turismo Rural tem o apoio do Sebrae, Sicoob Uberaba, Certrim, Delta Sucroenergia, Ubyfol, Usitécnica, Alter, Sabin, Rota Bike e Bellinha Panificadora.