A Fundação Cultural de Uberaba, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico, em conjunto com o Conselho de Salvaguarda da Capoeira de Uberaba, registrou a roda de capoeira como patrimônio cultural imaterial da cidade. O decreto, publicado em dezembro de 2021, garante que a manifestação cultural seja devidamente preservada como patrimônio registrado.
Em consenso com o Conselho de Mestres da cidade, o Dossiê de Registro será revisado e aperfeiçoado para contemplar, de forma mais ampla, o contexto histórico de formação da capoeira em Uberaba.
Além disso, o documento terá as ações de Salvaguarda reformuladas, principalmente as reivindicadas pelos Conselhos, para efetivar o fomento do Programa ICMS Patrimônio Cultural, que tem como objetivo promover e fortalecer as ações dos detentores das culturas populares. O Programa é uma política estadual e municipal de proteção ao patrimônio cultural reconhecido.
Segundo o Conselho da Salvaguarda de Uberaba e o Conselho de Mestres, foi restabelecido um cronograma de reuniões mensais para concretizar o que foi proposto no diálogo com a Fundação Cultural.